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Data de Publicação 20/07/2020 - 17:36 Atualizado em 22/07/2020 - 12:14 2555 visualizações

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação - DTIC, que atua como órgão suplementar da Reitoria da Unipampa, vem a público prestar esclarecimentos a respeito das mensagens de WhatsApp que utilizam a expressão "Prezada comunidade acadêmica", e menciona pesquisas importantes direcionadas a alunos e servidores da instituição, convidando-os para participar. 

Dado o atual momento de distanciamento social e a abrangência do WhatsApp, a equipe gestora solicitou o envio de mensagens, tendo por objetivo fazer com que pesquisas importantes que estão sendo conduzidas atingissem o maior número de discentes, e servidores de nossa instituição. 

Essa informação foi publicizada no portal institucional, através da Assessoria de Comunicação Social no dia 24 de junho, conforme pode ser verificado no link https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-inicia-transmissao-de-conteudo-pelo-whatsapp-e-sms

Essas mensagens circularam nos dias 09, 17 e 18 de Julho de 2020 e direcionavam para os links: http://unipampa.edu.br/meiosdigitais, Estudantes: bit.ly/2XLdtAQ e Servidores (docentes e TAEs): bit.ly/30pF50b, respectivamente. 

Em razão dos questionamentos e dúvidas levantados esclarecemos que essa demanda foi atendida através de um fornecedor, tendo como preceitos contratuais a proteção da privacidade e do sigilo pessoal. Em momento algum houve consentimento para envio de propagandas ou similares, sendo assegurado o descarte dos números após o envio. O único e exclusivo propósito do envio foi a divulgação da pesquisa institucional. 

Ocorre que as mensagens enviadas pelo fornecedor utilizaram diversos números de telefone, inclusive alguns com prefixo externos à área de atuação da instituição. Essa situação causou insegurança e lançou dúvidas sobre a autenticidade do conteúdo, prejudicando o objetivo original. Destacamos que as medidas legais estão sendo tomadas em razão deste ocorrido. 

Por se tratar de uma situação que vem causando transtornos, a DTIC, com anuência da gestão, decidiu cancelar o envio desse tipo de comunicação, visando evitar a insegurança e questionamentos sobre a origem das pesquisas. 

A partir do segundo semestre a DTIC irá disponibilizar um aplicativo institucional para atuar como forma alternativa de comunicação, no intuito de aprimorar o vínculo institucional de forma segura e eficaz. Lamentamos os fatos ocorridos e reafirmamos nosso compromisso com a Excelência da Gestão Acadêmica, como forma de promover o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. 

Bagé, 20 de Julho de 2020. 

 

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Tags: Gestão