Início > Organização de controle social é tema de reunião em bagé
Data de Publicação 11/03/2016 - 15:38 Atualizado em 11/03/2016 - 15:39 3148 visualizações

Organização de Controle Social é tema de reunião em Bagé

Produtores e entidades discutiram sobre a construção da OCS e implantação de uma feira orgânica
Por Franceli Couto Jorge

Na manhã de quinta-feira, 11, entidades reuniram-se no Escritório Regional de Bagé da Emater/RS-Ascar para discutir sobre a criação de uma feira de orgânicos e a construção de uma Organização de Controle Social (OCS). Na oportunidade, foram apresentadas as experiências do município de Santana do Livramento, que já possui uma OCS.

No início da reunião, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Tailor Garcia, explicou sobre os tipos de certificação de orgânicos, que pode ser via certificadora ou por meio de uma Organização de Controle Social (OCS). Na sequência, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leonardo Alonso Guimarães, apresentou a experiência de produtores do município de Santana do Livramento.

Guimarães destacou que para a criação de uma OCS o grupo deve apresentar três condições entre elas ter a participação dos agricultores, técnicos e consumidores, o encontro e a comunicação, aliados à confiança entre os participantes. Além disso, os produtores precisam cumprir rigorosamente a Legislação Brasileira de Produção Agroecológica. Outro aspecto ressaltado pelo engenheiro é que a OCS só legaliza a produção agroecológica de seus participantes para venda direta ao consumidor.

O extensionista também orientou quanto ao armazenamento dos insumos utilizados na produção agroecológica que devem estar, obrigatoriamente, separados dos agrotóxicos, adubos e sementes convencionais na propriedade. Na OCS a responsabilidade é compartilhada entre todos os participantes (controle social) e o grupo precisa escolher um representante que será o contato com o Ministério da Agricultura. O engenheiro agrônomo também apresentou as etapas necessárias para legalização de uma OCS.

Para o coordenador de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professor Hélvio Rech, o processo está evoluindo, por isso, é necessário continuar o trabalho para definir o que cada entidade pode desenvolver. Inicialmente, a Emater/RS-Ascar deve ser a responsável pelas orientações aos produtores quanto à criação da OCS e à comercialização, assim como, pela assistência técnica, já a Prefeitura de Bagé deverá organizar a Feira Orgânica e a Unipampa apoiará nos debates e divulgação e vai colaborar em ações concretas. “Devemos persistir na ideia que é boa para toda a comunidade”, afirma Rech.

Uma nova reunião de trabalho está prevista para ocorrer em abril. Participaram da reunião o professor Hélvio Rech, o administrador Luís Fogaça, ambos da Unipampa; os engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar Tailor Garcia e Leonardo Alonso; os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Jorge Luiz Hoffmann e Alfredo Mesquita; e o produtor Eidi Machida.