Início > Plano anual de auditoria interna apresenta atividades serem realizadas pela audin em 2022
Data de Publicação 21/03/2022 - 10:20 Atualizado em 21/03/2022 - 10:20 585 visualizações

Plano Anual de Auditoria Interna apresenta as atividades a serem realizadas pela Audin em 2022

A Auditoria Interna (Audin) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga o Plano Anual de Auditoria Interna (Paint), que foi aprovado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo reitor da Instituição, Roberlaine Ribeiro Jorge, ainda em dezembro de 2021. O objetivo do Paint é definir os trabalhos prioritários a serem executados, em 2022, pela Audin.

De acordo com a Instrução Normativa SFC/CGU n° 5/2021, o Plano deverá prever a alocação da força de trabalho, em horas, nas seguintes categorias: serviços de auditoria; capacitação; monitoramento das recomendações emitidas em trabalhos anteriores e ainda não implementadas; gestão e melhoria da qualidade da atividade de auditoria interna governamental; levantamento de informações para órgãos de controle interno ou externo; gestão interna; e demandas extraordinárias.

Os serviços de auditoria poderão ser do tipo avaliação, consultoria ou apuração, e poderão ser incluídos no Paint em razão de: obrigação normativa; seleção baseada em riscos; solicitação da alta administração; solicitação de órgãos de controle interno ou externo; e outras situações, com as devidas justificativas para a seleção.

Sobre a seleção de serviços de auditoria com base em riscos, a Audin utilizou uma metodologia de priorização que pode ser consultada no Apêndice B do Paint 2022. Primeiramente, foram aplicados critérios de priorização às Unidades estratégicas da estrutura organizacional da Unipampa - criticidade, materialidade, oportunidade e relevância. As Unidades receberam pontuações de acordo com esses critérios.

As manifestações da comunidade acadêmica foram consideradas no critério de oportunidade. Foram recebidas 115 manifestações válidas na consulta realizada junto à comunidade acadêmica. Todas as manifestações válidas foram classificadas de acordo com a Unidade responsável, de modo a comporem a pontuação da primeira etapa de priorização. Posteriormente, as três áreas com maior pontuação passaram por mais uma etapa de priorização, com o objetivo de definir os temas/assuntos que serão auditados em 2022.

Para 2022, há disponibilidade para inclusão de dois trabalhos selecionados com base em riscos, considerando as horas já alocadas para atividades de execução obrigatória e para a continuidade de auditorias iniciadas em 2021 e não finalizadas no exercício. As auditorias que serão realizadas em 2022 são:

• Parecer sobre a prestação de contas anual (obrigação normativa);
  • Auditoria em gestão de suprimentos (Paint 2021);
  • Auditoria em gestão de laboratórios (Paint 2021);
  • Auditoria em graduação (Paint 2021);
  • Auditoria sobre governança (Resultados da Unipampa no Levantamento de Governança e Gestão Públicas - IGG 2021);
  • Auditoria sobre qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu (seleção com base em riscos); e
  • Auditoria em encargos didáticos docentes (seleção com base em riscos).

Para ter acesso aos Planos Anuais, clique em: Paint. Se quiser conhecer os trabalhos já realizados pela Audin, acesse: Transparência Ativa. Para saber mais sobre a equipe, clique em: Equipe Audin.

Com informações de Gabriela Giacomini de Macedo