Início > Pos graduacao em computacao aplicada e destaque congresso brasileiro de agroinformatica
Data de Publicação 14/11/2023 - 10:44 Atualizado em 16/11/2023 - 17:59 612 visualizações

Evento ocorreu de 8 a 10 de novembro, em Natal
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, através do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCAP), teve sua participação destacada no Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAGRO). O evento ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, de 8 a 10 de novembro. O encontro, de âmbito nacional, ocorre a cada dois anos e a edição anterior, de 2021, foi organizada pela Unipampa, Campus Bagé.

Durante o Congresso, foram apresentados trabalhos de autoria de estudante e de pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCAP) da Unipampa, nível de mestrado, ofertado em conjunto com a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), bem como da graduação em Engenharia de Computação. Também foi realizada a exposição de uma pesquisa resultante da colaboração com outras instituições.

Na ocasião, a palestra de encerramento foi realizada pelo professor e coordenador do PPGCAP, Leonardo Bidese de Pinho. Na cerimônia final do Congresso, a professora Ana Paula Lüdtke Ferreira, na condição de orientadora, recebeu a premiação de melhor dissertação de mestrado submetida ao concurso de teses e dissertações.

Conforme o coordenador do Programa, Leonardo Bidese de Pinho, "a participação destacada do PPGCAP no SBIAGRO, desde 2017, atesta a posição de vanguarda do Programa na área de Agroinformática no país”. O professor também complementa que o destaque e a colaboração dos pesquisadores no Congreso Argentino de AgroInformática (CAI) consolida “o reconhecimento externo, nacional e internacional, da qualidade das ações de pesquisa e pós-graduação desenvolvidas nesta parceria da Unipampa e Embrapa”.

Confira as pesquisas da Unipampa compartilhadas no evento:

• AgroGraphAPI: uma API para armazenamento e recuperação de dados agrícolas. Autores: Anderson dos Santos da Rosa, Ana Paula Ludtke Ferreira.
  • Análise experimental da complexidade do problema da minimização da consanguinidade em sistemas de acasalamento. Autores: Éric Dias da Silva Rosso, Ana Paula Ludtke Ferreira.
  • Desdobramentos da Implementação da Rede GO FAIR Agro Brasil no Biênio 2021-2023. Autores: Debora Pignatari Drucker, Sérgio Manuel Serra da Cruz, Milena Ambrosio Telles, Ana Paula Ludtke Ferreira, Fernando Elias Corrêa, Patrícia Rocha Bello Bertin, Leandro Saraiva Marassi, Krisley Aquino, Gabriel Bezerra, Pedro Vieira Cruz, Filipi Miranda Soares.
    • Pós-Graduação em Computação Aplicada é destaque Congresso Brasileiro de Agroinformática
      Pós-Graduação em Computação Aplicada é destaque Congresso Brasileiro de Agroinformática (Foto: divulgação)