Início > Professor da unipampa lanca dois livros pela editora ufv da universidade federal de vicosa
Data de Publicação 27/05/2022 - 14:53 Atualizado em 27/05/2022 - 14:57 1074 visualizações

Professor da Unipampa lança dois livros pela Editora UFV da Universidade Federal de Viçosa

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ricardo Ribeiro Alves, publicará dois e-books pela Editora UFV da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A editora é uma das mais conhecidas editoras universitárias do Brasil, com 26 anos de atividades. O lançamento oficial dos livros ocorrerá na segunda-feira, 30, no Campus da UFV em Viçosa (MG).

A obra intitulada "Certificação Florestal: da floresta ao consumidor final", aborda as mudanças na forma de planejar e conduzir negócios no ramo florestal, levando em consideração o impacto socioambiental dos produtos. Ela trata também da importância de as empresas buscarem a certificação florestal e a sustentabilidade ambiental. O livro tem como principal objetivo colaborar com os cursos de Engenharia Florestal no Brasil. De acordo com o professor Alves, a obra é uma consolidação de pesquisas realizadas desde o seu mestrado.

Também será lançado o e-book "Consumo Responsável e Sustentabilidade", com foco em temas como a responsabilidade ambiental de empresas e a necessidade de conscientização e educação das pessoas para o consumo sustentável. A obra debate o papel do governo na mediação entre empresas, consumidores e o meio ambiente. O texto é indicado para a população em geral, e especialmente para estudantes dos cursos de Gestão Ambiental, Administração, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental. “O livro aborda como a cultura e o nível de conhecimento influenciam nesta maneira de enxergar o mundo, colocando a sustentabilidade como prioridade ou apenas como um fator sem importância”, explica o docente.

Ricardo Ribeiro Alves é professor do Campus São Gabriel, atuando nos cursos de Bacharelado em Gestão Ambiental e Engenharia Florestal. Também é docente do Mestrado em Administração, Campus Santana do Livramento (PPGA-Unipampa). Segundo ele, os livros têm o potencial de atingir um público mais abrangente que artigos científicos. Ele também destaca o mérito das publicações, em virtude da avaliação criteriosa pela Editora da UFV. “Livros dessa natureza são adotados em faculdades e universidades de todo o Brasil, e vendidos em portais da internet e livrarias físicas, alcançando diversos tipos de leitores, não apenas os universitários", comenta Alves.

Para publicar na Editora UFV o livro precisa ser aprovado pelo editor e dois pareceristas independentes. Posteriormente, ainda  necessita da chancela do conselho editorial da UFV. A publicação destes livros pelo professor Alves demonstra o papel e relevância da Unipampa em pesquisas acadêmicas e científicas. Durante o evento, haverá o lançamento de mais 21 novos livros da Editora.

Com informações de Ricardo Ribeiro Alves

Ilustração de convite para lançamento de livros pela Editora UFV da Universidade Federal de Viçosa