Início > Professor da unipampa ministra palestra vitivinicultura na campanha gaucha
Data de Publicação 28/08/2017 - 13:19 Atualizado em 28/08/2017 - 13:21 1442 visualizações

Professor da Unipampa ministra palestra "Vitivinicultura na Campanha Gaúcha"

Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) esteve presente no Workshop "Mecanização na Viticultura”, realizado na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) em Jundiaí, que discutiu a mecanização do manejo da videira. Na ocasião, o professor Juan Saavedra del Aguila, do Campus Dom Pedrito, ministrou a palestra intitulada "Vitivinicultura na Campanha Gaúcha", com o objetivo de apresentar essa realidade específica. A presença de grandes empresas vitivinícolas na região, como o Grupo Miolo e o uso de tecnologias de alto investimento, como a Colheita Mecanizada de Uvas, foram cases utilizados para traçar um cenário local.

Segundo o professor, ampliar o conhecimento da Unipampa nas diversas regiões do país é uma das importâncias de participar desses eventos. Além disso, Juan Saavedra del Aguila salienta que, ao receber o convite para palestrar no evento, a Universidade, bem como o Curso de Bacharelado em Enologia, são reconhecidos nacionalmente.

“A viticultura na nossa região é nova, mas já é uma grata realidade, somando mais uma opção de atividade econômica, dentro de um modelo de desenvolvimento sustentável, isto porque de acordo ao zoneamento edafo-climático, a viticultura é recomendada tecnicamente na nossa região. Vale lembrar, que no mundo do vinho, acredita-se que os 200 primeiros anos de atividade, são os mais difíceis”, explica o professor.

• Professor da Unipampa, Juan Saavedra del Aguila, ministra palestra sobre a vitivinicultura na campanha gaúcha (Foto: divulgação)