Início > Professor da unipampa publica artigo em um dos periodicos mais renomados na area de processamento de
Data de Publicação 21/05/2020 - 17:53 Atualizado em 21/05/2020 - 17:53 1972 visualizações

Professor da Unipampa publica artigo em um dos periódicos mais renomados na área de processamento de imagens e vídeo

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O artigo intitulado "Energy-Throughput Configurable Design for Video Processing Binary Arithmetic Encoder" de autoria do professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Fábio Luís Livi Ramos, entre outros, foi publicado no periódico IEEE Transactions on Circuits and Systems for Video Technology, um dos periódicos mais renomados na área de processamento de imagens e vídeo. O trabalho propõe um circuito digital para processamento/compactação de vídeo em umas das etapas críticas do processo (a codificação de entropia).

De acordo com o autor, a principal novidade, comparado a outros trabalhos, é que ele pode trocar de configuração ao longo do processamento, permitindo reduzir seu consumo de energia em situações que demandem isso. “Por exemplo, imagine a solução dentro de um celular que está com pouca carga de bateria, ou mudar de configuração para ter mais poder de processamento por exemplo, um vídeo que se queira processar com maior qualidade”, explica ele.

Ramos acredita que o artigo está justamente na demanda por soluções digitais de processamento de vídeo que alcancem alta performance, mas, ao mesmo tempo se preocupem com o consumo de energia, uma demanda do mercado em smartphones. O trabalho destaca a pesquisa realizada dentro da Unipampa, ao se conseguir a publicação do resultado em um periódico internacional de alta relevância na área de Multimídia e Ciência da Computação, classificado como Qualis A1 na última avaliação da Capes, “Acontecimentos como esse incentivam demais pesquisadores e discentes da instituição a se engajarem em projetos de pesquisa e assim se alcançar mais resultados de relevância e qualidade dentro da comunidade internacional”, frisou o professor.

Tags: Pesquisa