Início > Professor do curso de musica da unipampa concorre ao premio profissionais da musica 2023
Data de Publicação 26/09/2022 - 11:57 Atualizado em 26/09/2022 - 11:59 874 visualizações

Professor do curso de Música da Unipampa concorre ao Prêmio Profissionais da Música 2023

O livro “O Violão Pampeano de Lucio Yanel: Memórias de um fazer musical no Sul do Brasil”, recentemente lançado pela editora Café Pequeno, foi indicado ao Prêmio Profissionais da Música. De autoria do músico e pesquisador José Daniel Telles dos Santos, docente do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a obra é fruto de uma pesquisa de 15 anos sobre a trajetória artística de Lucio Yanel, músico fundamental para a integração da música brasileira e latino-americana na região sul.

“Foi com o objetivo de compartilhar e levar a mais pessoas a inspiradora história de vida deste artista incrível, que torna o mundo, um lugar melhor com sua música e seu violão, é que escrevemos este livro” aponta o autor, José Daniel. Natural de Rio Grande, o pesquisador tem se dedicado ao estudo da vida e da obra de Lucio Yanel desde 2007, quando ainda cursava o Bacharelado em Violão na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Posteriormente, a pesquisa foi ampliada no Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da mesma universidade, e segue sendo realizada até os dias atuais pelo professor José Daniel, em Bagé, junto ao Curso de Música da Unipampa.

José Daniel Telles é o autor da obra e professor no curso de Música da Unipampa - Divulgação

Sobre a obra

Yanel e Telles com a obra recentemente lançada - DivulgaçãoSem a pretensão de ser uma biografia, no sentido estrito, a obra se debruça sobre a história de vida do violonista Yanel (1946), músico argentino nascido em Corrientes que, em 1982, migra para o Rio Grande do Sul e passa a colaborar na promoção do intercâmbio entre a música latino-americana e a música gaúcha. Considerado um divisor de águas na história contemporânea do violão pampeano, a trajetória de Yanel adquire registro inédito nesta obra, que também versa sobre o contexto de algumas práticas socioculturais realizadas no âmbito da música regional. Organizado em dez capítulos que contam as diferentes fases das andanças do violonista ao longo de seus 75 anos de vida, o livro traz curiosidades e histórias inéditas desde sua infância em Corrientes, até os dias atuais no Rio Grande do Sul. Em 2022, o músico completou 60 anos de carreira e 40 de sua chegada ao Sul do Brasil.

A partir de relatos orais e de fontes documentais, esta história é narrada a partir dos lembrares do próprio biografado em diálogo com as vozes de músicos influenciados por sua obra como o bageense Marcello Caminha, Mauricio Marques, Thiago Colombo e Yamandu Costa, que colaboraram com a pesquisa de José Daniel ao longo destes 15 anos. A edição do livro ocorreu através do Edital Formação Criação: Diversidade das Culturas, realizado em parceria entre a Fundação Marcopolo e a Secretaria da Cultura (Sedac), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Tem produção, pesquisa e redação de José Daniel Telles dos Santos, revisão de Tatiana Braz Pereira, ilustrações de Alisson Afonso, diagramação de Clairto Martin, assessoria de Pedro Giles e está editado pelo selo literário da editora Café Pequeno. Lançado na última semana no XIII Festival Internacional de Violão da UFRGS e na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, o livro se encontra com sua primeira edição de 400 exemplares esgotada.

Prêmio Profissionais da Música

Indicada ao Prêmio Profissionais da Música, o maior prêmio do país da área musical na atualidade, a obra foi indicada para representar o Sul do Brasil (PR, SC e RS) na categoria EDUCAÇÃO: BIOGRAFIA, ao lado de outras biografias sobre figuras de destaque na música brasileira como Silvia Telles, Belchior e Renato Russo.

A obra passou recentemente pela primeira etapa, e para poder seguir para a avaliação dos jurados até a final do prêmio, necessita do Voto do Público até o dia 29 de setembro. Veja como votar e apoiar este trabalho em cinco passos:

• 1- Acesse o site www.ppm.art.br;
  • 2- Faça o cadastro clicando no botão CADASTRO;
  • 3- Ao concluir o cadastro, clique no botão VOTAÇÃO;
  • 4- Escolha a categoria: EDUCAÇÃO: BIOGRAFIAS;
  • 5- Clique no Livro "O Violão Pampeano de Lucio Yanel" e confirme no botão VOTAR.

Além desta biografia, você pode selecionar outros trabalhos em diversas categorias. Ao votar em “O Violão Pampeano de Lucio Yanel” você colaborará para a difusão da literatura e da cultura gaúcha, através desta obra que homenageia este referente da música do Sul do Brasil.

O Violão Pampeano de Lucio Yanel: Memórias de um fazer musical no Sul do Brasil - Divulgação

Com informações de Helyna Dewes