Início > Professora da unipampa participa do ii seminario de integracao de laboratorios lamg ladorf e lapesi
Data de Publicação 13/11/2023 - 13:07 Atualizado em 13/11/2023 - 13:07 99 visualizações

Por Franceli Couto Jorge

A professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Graziela Morgana Silva Tavares, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa no Envelhecimento (NEPE), do Campus Uruguaiana, participou, entre os dias 7 e 9 de novembro, do II Seminário de Integração de Laboratórios LAMG, LADORF e LAPESI, vinculados aos Departamentos de Gerontologia e Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento foi coordenado pelas professoras Juliana Ansai e Karina Gramani Say.

O Seminário contou com palestras do professor Stephen Ronald Lord, da University of New South Wales, da Austrália. A programação do evento foi distribuída ao longo dos três dias abordando os seguintes assuntos: Experiências e resultados de intercâmbios Brasil – Austrália; Achados envolvendo fNIRNS, passada e adaptabilidade da marcha em pessoas idosas e pessoas com doença de Parkinson; Novas abordagens para avaliar o risco de quedas e um panorama dos fatores de risco de quedas; Treino de passos voluntários e reativos para a prevenção de quedas; e Dicas sobre como publicar artigo científico e um panorama das intervenções para prevenções de quedas.

A atividade ocorreu de forma presencial e gratuita no campus da UFSCar, em São Carlos. Além das palestras do professor Stetephen Ronald Lord, ocorreu também a visita técnica nos laboratórios de pesquisas e clínica escola da Instituição. O Seminário teve a participação de estudantes da graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais da saúde e áreas afins. Para Graziela Tavares, “a participação no evento fortalece os vínculos entre as Universidades e pesquisadores, podendo futuramente ter pesquisas em parcerias nacionais e internacionais”.

Sobre o palestrante

Stetephen Ronald Lord é pesquisador principal na Neuroscience Research Australia. Publicou mais de 500 artigos nas áreas de fisiologia aplicada, instabilidade, quedas e fraturas em idosos e grupos clínicos com comprometimento do equilíbrio. Sua pesquisa segue dois temas principais: a identificação de fatores de risco neuropsicológicos, sensório-motores e de equilíbrio para quedas e o desenvolvimento e avaliação de estratégias de prevenção de quedas. Seus projetos atuais incluem estudos de intervenção cognitivo-motora utilizando novas tecnologias para prevenção de quedas e estudos que abordam o risco de queda em grupos clínicos com alto risco de quedas, incluindo pessoas com tontura, esclerose múltipla, doença de Parkinson e demência.

Professora da Unipampa participa do II Seminário de Integração de Laboratórios LAMG, LADORF e LAPESI da UFSCar - Foto: Divulgação
      Evento ocorreu entre os dias 7 e 9 de novembro, na UFSCar, em São Carlos - Foto: Divulgação
      As palestras foram ministradas pelo pesquisador Stetephen Ronald Lord, referência na área - Foto: Divulgação