Início > Professores do curso de ciencia politica da unipampa vencem premio nacional com pesquisa sobre
Data de Publicação 05/10/2023 - 21:49 Atualizado em 05/10/2023 - 21:49 431 visualizações

Professores do curso de Ciência Política da Unipampa vencem prêmio nacional com pesquisa sobre a campanha presidencial de 2022

Por Franceli Couto Jorge

Os cientistas políticos e professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Márcio Carlomagno e Cláudio Júnior Damin, conquistaram o “Prêmio Termômetro da Campanha” da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), fundada por referências brasileiras da área eleitoral. Os docentes atuam no curso de Ciências Sociais – Ciência Política do Campus São Borja. O resultado da premiação foi relevado na noite da última terça-feira, 3, durante a abertura do 2º Seminário Internacional da Abrapel, evento que ocorre na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, ao longo desta semana.

A pesquisa premiada com o 1º lugar é intitulada “Quando o incumbente perde a reeleição: o caso de Jair Bolsonaro” e trata da campanha eleitoral presidencial de 2022. Seus resultados poderão ser conferidos na íntegra em artigo inédito, que será publicado na primeira edição da Revista Abrapel. “A temática é essencial, pois foi o primeiro caso na história do Brasil em que um presidente concorrendo à reeleição não conseguiu vencer”, ressalta o professor Damin.

Baseado em um survey nacional, a pesquisa utiliza um modelo estatístico chamado regressão multinível, entre outras técnicas, para estimar o impacto de cada meio de comunicação em cada perfil do eleitorado. “O principal achado é como diferentes fontes de informação impactam de forma muito distinta cada segmento do eleitorado", comenta o professor Carlomagno. A pesquisa mostra que "é um erro, por exemplo, falar que todo eleitor de Bolsonaro foi influenciado pelo consumo de Whatsapp. É preciso segmentar o eleitorado para entender melhor esses impactos. E nós conseguimos provar isso estatisticamente”, explica Carlomagno.

Com informações de Marcio Cunha Carlomagno