Início > Projeto da unipampa aproxima equinos e comunidade de dom pedrito
Data de Publicação 10/05/2018 - 16:16 Atualizado em 10/05/2018 - 16:54 1622 visualizações

Projeto da Unipampa aproxima equinos e a comunidade de Dom Pedrito

Por Jean Azambuja

O projeto de extensão “Aproximando pessoas e cavalos” do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa ensina o cuidado com cavalos às pessoas do município. Em atividade desde 2010, o projeto atende crianças e adultos que desejam ter contato e aprender mais sobre os animais, tanto da comunidade quanto da Unipampa, assim como instituições como a Associação de Pessoas Deficientes de Dom Pedrito (Aspedef), escolas do município. Atualmente em sua segunda fase, o projeto também acompanha atividades de equoterapia e visa atender prioritariamente instituições de pessoas carentes como o Lar de Meninos de Dom Pedrito, que já conta com atividades como aulas, jogos, práticas com o cavalo e peças teatrais de fantoches.

A coordenadora do projeto, professora Adriana Neves, relata a experiência de presenciar a aproximação de pessoas que talvez não tenham outra forma de interagir com os cavalos. “É muito gratificante perceber isso, como por exemplo o relato da mão quando atendemos uma criança autista na equoterapia”. Observar o gestual da criança, a forma como toca o cavalo, é essencial no desenvolvimento do trabalho. A professora afirma que é muito importante aproximar este público dos animas, visto que são pessoas que podem vir a ter um futuro neste setor.

A iniciativa é proposta pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Produção e Reprodução Animal (ProRep), que conta com 17 pesquisadores entre doutores, pós-doutores, um mestre, um pós-graduado, cinco alunos de graduação, dois técnicos e pessoas da comunidade como os monitores e professores das instituições envolvidas. O grupo ainda conta com parcerias internacionais que visam a realização de pesquisas, como a Escola de Veterinária de Hannover e a Faculdade de Veterinária de Leipzig, ambas na Alemanha, bem como a Southern Illinois University (USA).

As ações acontecem no campus da Unipampa de Dom Pedrito e os interessados em participar podem entrar em contato através do telefone (53) 3243.9539 ou do email adripneves@yahoo.com.br.