Início > Reitor da unipampa participa de atividades em universidade do mexico
Data de Publicação 17/01/2023 - 19:02 Atualizado em 17/01/2023 - 19:03 756 visualizações

Por Sofia Viero Sorgetzt

Nos dias 16 e 17 de janeiro, o Reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, participou de atividades na Universidade Autônoma do Estado do México (Uaemex). No dia 16, o diretor da Faculdade de Direito da Uaemex, J. Dolores Alanís Tavira,  recebeu o Reitor da Unipampa, tratando de temas como mobilidade acadêmica virtual para oferta de disciplinas de ambas instituições. Dolores falou sobre a oferta de vagas na Uaemex com bolsa para pós-graduação na modalidade a distância. Também foi realizada uma reunião entre o corpo diretivo e a diretora da Faculdade de Turismo e Gastronomia da Uaemex, Daniela Palmas e o Reitor da Unipampa. Na pauta, a oferta de cursos de extensão à distância ofertados pela Uaemex e Unipampa.

Na tarde do dia 16, o Diretor do Instituto de Ciências Agropecuárias e Rurais (ICAR), Humberto Thomé Ortiz e o ex-Secretário Geral de Pesquisa da Uaemex, Carlos Arriaga Jordan, receberam o Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e o professor Eurico de Oliveira Santos da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O tema central da conversa foi o acordo de cooperação entre Unipampa e Uaemex e os projetos que poderão ser implementados na área de Ciências Agrárias. O diretor do ICAR e o Reitor da Unipampa também trataram sobre a oferta de cursos de extensão on-line em abril, se ajustando aos calendários acadêmicos da Unipampa e da Uaemex. Jorge, Ortiz e Santos também estiveram reunidos com o intuito de discutir as revistas da Unipampa no contexto das bibliotecas digitais de acesso aberto. O Reitor da Unipampa e o diretor do Sistema de Informação Científica Redalyc,  Eduardo Aguado Lopéz, trataram sobre a realização de um curso on-line da Redalyc nos dias 12 e 19 de abril, ofertado para os editores das revistas da Unipampa, componentes do SISBI e membros da Editora da Unipampa.

A Diretora da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Uaemex, Laura Elizabeth Benhumea González,  juntamente com os professores, receberam o Reitor Roberlaine Ribeiro Jorge. Na oportunidade, o Reitor apresentou a Unipampa para o público reunido, respondendo perguntas sobre os cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências Humanas e Sociais. Um tema abordado foi a mobilidade acadêmica de docentes, discentes e TAEs. Em relação às linhas de pesquisa de interesse abordadas na reunião, foram destacadas as políticas de gênero e a segurança alimentar, indo ao encontro dos objetivos da Agenda 2030, assuntos com números cada vez mais expressivos nos editais da Unipampa. Um dos docentes da Uaemex presente no encontro comentou que a universidade já possui parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e que o acordo de cooperação firmado entre Unipampa e Uaemex traria outras possibilidades até então não experienciadas.

O Reitor da Uaemex, Carlos Eduardo Barrera Díaz, acompanhado da  Secretária de Administração, Erendira Fierro Moreno, do Diretor do Instituto de Ciências Agropecuária e Rurais, Humberto Thomé Ortiz,  e do professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e egresso da Uaemex, Eurico de Oliveira Santos, receberam o Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge. Os dois Reitores trataram do plano de trabalho que irá efetivar o acordo de cooperação entre as duas universidades. O Reitor da Uaemex falou da intenção de enviar uma delegação no meio do ano de 2023 para conhecer os campi da Unipampa.

No dia 17, O Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, realizou uma conferência no Instituto de Ciências Agropecuárias e Rurais apresentando a Unipampa e seus projetos de ensino, pesquisa e extensão com foco nos cursos de Ciências Agrárias, além de possibilidades de parceria entre as universidades.