Início > Reitor da unipampa participa de homenagem do mec ao ministro do stf ricardo lewandowski
Data de Publicação 12/04/2023 - 14:29 Atualizado em 12/04/2023 - 14:38 649 visualizações

Reitor da Unipampa participa de homenagem do MEC ao ministro do STF Ricardo Lewandowski

O Ministério da Educação (MEC) homenageou, na terça-feira, 11 de abril, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, em ocasião do anúncio de sua aposentadoria. O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, prestigiou o evento e representou a Unipampa e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Guimarães, e o secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduino.

Na ocasião, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o ministro da Educação, Camilo Santana, e as demais autoridades presentes ressaltaram feitos do ministro do STF, em especial sua relatoria no julgamento que analisou cotas para negros e pardos nas universidades federais, em 2012, e que antecedeu a promulgação da Lei 12.711/2012, mais conhecida como Lei de Cotas.

Roberlaine Ribeiro Jorge destacou a longa trajetória do ministro Lewandowski na defesa dos direitos fundamentais, em especial em relação à Lei de Cotas. "O ministro foi essencial na relatoria e argumentação, mudando a realidade do negro no Brasil e propiciando parte da reparação dessa dívida que o país tinha [com essa população]. Como reitor de universidade, e negro, eu não poderia deixar de prestigiar esse momento tão importante para a educação, para o país e para nossa cidadania”, afirmou o dirigente da Unipampa.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a atuação de Lewandowski na promoção da política de cotas raciais e sociais em universidades públicas e no enfrentamento à pandemia de covid-19.

Em sua fala, Lewandowski destacou que a luta pela igualdade representa um novo conceito de democracia “que transcende a compreensão que se tem relativamente às formas de estado, às formas de governo, os próprios sistemas políticos partidários. Portanto é uma luta que todos nós temos que enfrentar no sentido de dar concreção permanentemente a esses valores fundamentais”.

O magistrado também citou o líder pacifista indiano Mahatma Gandhi destacando que para progredir “não podemos repetir a história, é preciso construir uma nova história”, e encerrou agradecendo a homenagem e dedicando seus cumprimentos “ao povo multicultural e multirracial que construiu e continua construindo esse magnífico país em que vivemos”.

Com informações da Andifes

Reitora da UFSB, Joana Guimarães, ministro Lewandowski e o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge - Divulgação
      O reitor da Unipampa, Roberlaine Jorge, com o ministro da Educação, Camilo Santana - Divulgação
Tags: Gestão, Reitoria