Início > Reitor da unipampa participa de missao na italia

Reitor da Unipampa participa de missão na Itália

Data de Publicação 26/06/2018 - 17:41 Atualizado em: 26/06/2018 - 17:41 5660 visualizações

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professor Marco Antonio Fontoura Hansen, está representando a instituição e a região da Fronteira Sul em missão do Programa Líder, do Sebrae, em Milão, na Itália. As visitas e treinamentos realizados entre os dias 25 e 29 de junho fazem parte da fase de execução do programa, que busca traçar planos de ação e de desenvolvimento para as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul, a partir dos eixos estratégicos e das cadeias produtivas identificadas em cada uma delas.

Conforme o Sebrae, o Programa Líder é uma metodologia de mobilização que trabalha as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

Atividades e visitas técnicas

Com o intuito de trocar experiências e capacitar os gestores para o desenvolvimento da região, o primeiro dia teve como foco um treinamento na Alta Scuola Impresa e Società (Altis), da Universidade Católica Sagrado Coração, em Milão. Entre as temáticas debatidas, foram abordadas as ferramentas e processos para ativar políticas eficazes de desenvolvimento local, como promover e implementar uma colaboração efetiva entre o público e o privado, e Marketing Territorial e atração de investimentos e promoção das cidades e territórios. As temáticas foram apresentadas por professores da Universidade que recepciona a missão gaúcha.

Já o segundo dia de missão foi dedicado a visitas de campo, para que os 14 membros da delegação brasileira conhecessem mais sobre as políticas de desenvolvimento da região Emilia Romagna. A programação incluiu visita e reunião na sede de governo da Bolonha e debates com gestores de três agências regionais de desenvolvimento.

As visitas técnicas seguem na quarta e na quinta-feira, 27 e 28, com visita de campo a uma incubadora que fomenta o empreendedorismo com impacto social e ambiental, a Impact Hub, bem como visita à agência especial da Câmara de Comércio de Milão dedicada à internacionalização de empresas e à atração de investimentos. Visitas a vinícolas sociais e agências de desenvolvimento sustentável também estrão previstos.

A programação se encerra na sexta-feira, 29, com o trabalho em grupos para definição de possíveis orientações estratégicas e diretrizes para o desenvolvimento da Fronteira Sul do RS, bem como o debate de sistematização das experiências adquiridas ao longo da missão internacional.

Grupo da Fronteira Sul é recepcionado na Universidade Católica Sagrado Coração (Milão)
    Programação busca aprendizagem para o desenvolvimento da região
    O Reitor da Unipampa em missão na Itália