Início > Reitor da unipampa participa de reuniao com liderancas da bancada negra do congresso nacional
Data de Publicação 14/12/2023 - 20:44 Atualizado em 14/12/2023 - 20:44 242 visualizações

Reitor da Unipampa participa de reunião com lideranças da Bancada Negra do Congresso Nacional

Por Franceli Couto Jorge

Na última terça-feira, 12, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, que integra o Coletivo Negras Reitorias, participou de uma reunião com as lideranças da Bancada Negra do Congresso Nacional. Também estiveram presentes no encontro os reitores da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Marcelo Pereira de Andrade, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves dos Santos, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marinalva Vieira Barbosa, e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz.

Entre os assuntos discutidos entre o Coletivo e as lideranças políticas estão: o fundo de assistência financeira para os estudantes pretos; a criação do Instituto de Estudos África-Brasil; o Restaurante Universitário Popular; o Projeto Brasul; o Programa de TV Vozes Negras (Canal da Câmara e na TV Brasil) e uma agenda conjunta para 2024. O Coletivo Educafro também participou das discussões. 

Segundo a deputada federal Dandara Tonantzin, a reunião serviu para “estreitar os laços para avançar na luta por uma educação antirracista e direitos para o povo preto no país”. Dandara destacou ainda a importância da representatividade das diferentes regiões do país, com reitores e reitoras reunidos para “pensar a universidade pública a partir das necessidades do povo preto”.

    • Reitor da Unipampa participa de reunião com lideranças da Bancada Negra do Congresso Nacional
      Reitor da Unipampa participa de reunião com lideranças da Bancada Negra do Congresso Nacional - Foto: Divulgação
    • Reunião ocorreu na última terça-feira, 12, em Brasília - Foto: Divulgação
      Reunião ocorreu na última terça-feira, 12, em Brasília - Foto: Divulgação
Tags: Gestão, Reitoria