Início > Reitor trata sobre geoparque e centro interpretativo em cacapava do sul

Reitor trata sobre geoparque e centro interpretativo em Caçapava do Sul

Data de Publicação 22/03/2019 - 16:00 Atualizado em: 22/03/2019 - 16:24 2521 visualizações

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, tratou sobre a criação de um geoparque e um centro interpretativo em Caçapava do Sul. O tema foi debatido na reunião realizada no auditório do campus local da Unipampa, na quarta-feira, 20. A criação do centro interpretativo junto ao geoparque é pré-requisito obrigatório para a certificação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As tratativas já estão sendo realizadas para que o geoparque seja implantado em área do Clube Recreativo 1º de Maio.

Segundo a Unesco, geoparque é um território com limites bem definidos e área suficiente para servir de apoio ao desenvolvimento socioeconômico local. Já centro interpretativo é considerado um novo tipo de museu que não se limita a coletar, conservar e expor objetos de estudo, mas a divulgar a importância e o significado do patrimônio coletado, conservado e exposto, com o objetivo de educar e conscientizar.

Além do reitor Marco Hansen, o encontro teve a presença do pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, da pró-reitora de Extensão e Cultura da Unipampa, Nádia Fátima dos Santos Bucco, da diretora do Campus Caçapava do Sul da Unipampa, Aline Lopes Balladares, e do professor da UFSM, André Borba, responsável pela apresentação da proposta do geoparque e do centro interpretativo. Também participaram da reunião João Timótheo Machado e Erni Santos Rocha, representando a Prefeitura; Daniel Miranda, representante da Câmara de Vereadores, e Israel Oliveira, presidente do Clube Recreativo 1º de Maio.

Após o encontro, os participantes se deslocaram até o centro da cidade com a finalidade de conhecer o local das futuras instalações do geoparque e do centro interpretativo. Em função do significativo valor arquitetônico e histórico do prédio, as paredes deverão ser preservadas e restauradas.

  • O encontro teve a presença do reitor da Unipampa, Marco Hansen, do pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, da pró-reitora
    O encontro teve a presença do reitor da Unipampa, Marco Hansen, do pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, da pró-reitora de Extensão e Cultura da Unipampa, Nádia Bucco, da diretora do Campus Caçapava do Sul, Aline Balladares, do professor da UFSM, André Borba, de João Timótheo Machado e Erni Santos Rocha, representando a Prefeitura, de Daniel Miranda, representante da Câmara de Vereadores, e de Israel Oliveira, presidente do Clube Recreativo 1º de Maio.