Início > Reunião debaterá implantação do curso de medicina em uruguaiana
Data de Publicação 10/07/2015 - 12:14 Atualizado em 10/07/2015 - 12:24 4140 visualizações

Reunião debaterá implantação do curso de Medicina em Uruguaiana

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, realizará na próxima quarta-feira, 15, uma reunião com o objetivo de tratar sobre a implantação do curso de Medicina. O encontro é aberto à comunidade e ocorrerá no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo, às 19h.

Entre as pautas da reunião estão os processos para implantação do curso de Medicina e a apresentação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Na oportunidade, devem ser nomeados os componentes para a Comissão de Implantação do curso de Medicina. A criação desta é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e terá como função cuidar das questões pedagógicas e de infraestrutura acadêmica para o curso.

Para compor a Comissão foram convidadas representações do município de Uruguaiana, executivos dos municípios da Fronteira Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, nos quais estão localizados os campi da Unipampa, e representantes do Consulado da Argentina.

Após o encontro, a formação da Comissão deve ser informada ao MEC. A partir disso, as próximas etapas para implantação do curso de Medicina compreendem a inserção dos dados do curso na plataforma do MEC, o recebimento da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) e a organização do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino Saúde (COAPES) entre o Sistema de Saúde e de Ensino. O COAPES tem como objetivo garantir o acesso dos estudantes a todos os cenários de prática na rede do Sistema Único de Saúde para formação médica tanto na graduação quanto na especialização/residência.

Sobre as fases para implantação, o diretor do Campus Uruguaiana, professor João Cleber Theodoro de Andrade, explica que os novos cursos de Medicina são autorizados mediante a aprovação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), que considera critérios como regularidade da instituição/registro do curso no e-MEC, avaliação positiva da CAMEM e pela oferta de serviços da rede de saúde da região.

Para verificar o andamento dos processos de implantação do curso de Medicina, o Campus Uruguaiana da Unipampa deverá receber, no segundo semestre de 2015, a visita de dois professores integrantes da CAMEM. Conforme Andrade, a primeira visita deve reunir dirigentes, professores envolvidos e representantes da Secretaria da Saúde.

“O Campus Uruguaiana, com sua vocação natural para a saúde, possui laboratórios preparados para receber as demandas das aulas do curso”, afirma Andrade. Além disso, o professor conta que o Sistema de Saúde e o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana já se colocam como parceiros na construção e implantação deste projeto.

Andrade acredita que o curso de Medicina da Unipampa contribuirá para o desenvolvimento da região em todos os segmentos, especialmente, nos setores da saúde e da educação, que segundo o professor “sofrerão grandes impactos de melhoria em um curto espaço de tempo”. O início da graduação está previsto para o primeiro semestre de 2016, no Campus Uruguaiana da Unipampa.