Início > Unipampa assinara termo de cooperacao com rede nacional de mulheres negras no combate violencia
Data de Publicação 24/10/2023 - 15:03 Atualizado em 24/10/2023 - 15:36 320 visualizações

Unipampa assinará termo de cooperação com Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência

Documento será assinado no dia 9 de dezembro, em Bagé
Por Emanuelle Tronco Bueno

“No combate a todos os tipos de violência”. Esse é o slogan que guia o trabalho desenvolvido pela Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, uma organização sem fins lucrativos criada em 2008, em Campinas, São Paulo. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis), agrega-se à extensa área de atuação da Rede, que já possui 44 núcleos no país e 25 organizações filiadas. Para isso, a Unipampa assinará, no dia 9 de dezembro de 2023, na Reitoria, em Bagé, um termo de cooperação técnica com o objetivo de expandir a integração das comunidades interna e externa através de mobilizações reflexivas no combate à violência e ao racismo, especialmente voltado para as jovens e mulheres negras.

O Neabi Oliveira Silveira, Campus Bagé, foi o núcleo responsável por esta intermediação. Porém, a proposta é fortalecer o grupo como um todo e a Universidade através da inserção das ações voltadas para essa temática nos dez campi da Unipampa. Assim, com a parceria, será possível ampliar a oferta de capacitação para docentes e discentes de licenciaturas; trabalhar em programas efetivos resultados que combatam o assédio, a desigualdade com relação a cotas ou mesmo com relação à permanência dos/as estudantes/as dentro da Universidade; bem como oferecer serviços, atividades e ações para que a comunidade externa usufrua do espaço universitário.

Segundo a servidora da Unipampa, Andréa de Carvalho Pereira, responsável pelo Neabi do Campus Bagé, “é primordial esta parceria, pois é estruturada à nível internacional, trazendo também perspectivas da América Latina”. Nesse sentido, a servidora opina sobre a necessidade de se fortalecer não só a parte teórica dessa prerrogativa, mas também a parte prática de combate efetivo à violência: “Então, na verdade, essa parceria com a rede traz muitos benefícios para nós também a nível de visibilidade e de fortalecimento nas atividades, experiências e bagagem que toda a operação da rede traz, fortalecendo ainda mais essas estruturas”, conclui Andréa.

Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência

Organização formada por “mulheres negras plurais – líderes comunitárias, quilombolas, periféricas, acadêmicas, militantes, de diversas religiões”, a Rede busca “fortalecer o movimento de mulheres negras; atender mulheres negras cis e trans que passam por situação de violência, seja psicológica ou física (direcionando denúncias e oferecendo orientação jurídica e psicológica); e promover seminários, audiências públicas, passeatas e vigílias”. Em 2023 completou 15 anos.

Participação da Unipampa em seminário comemorativo da Rede

A Unipampa participou, em julho deste ano, de evento comemorativo promovido pela Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência. A cidade de Salvador, Bahia, foi escolhida para comemoração dos 15 anos da Rede Nacional de Mulheres Negras em função da representação da ancestralidade e toda a história relacionada às lutas do povo negro. O Neabi Oliveira Silveira, Campus Bagé, participou da Delegação do Rio Grande do Sul, composta por doze pessoas.

Unipampa participa de seminário comemorativo da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência (Foto: divulgação)