Início > Unipampa campus bage auxilia alunos do municipio na producao de jornal escolar
Data de Publicação 15/12/2023 - 11:43 Atualizado em 15/12/2023 - 11:44 363 visualizações

Unipampa Campus Bagé auxilia alunos do município na produção de jornal escolar

Por Andriel Martinez

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, nos dias 11 e 15 de dezembro, disponibilizou sua estrutura de laboratórios de edição para alunos do 8° e 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Peri Coronel, que estão produzindo o primeiro jornal escolar do colégio, nomeado Notícias do Coronel.

A visita dos alunos à Unipampa é fruto de uma parceria entre a instituição e a escola. A professora do curso de Letras - Línguas Adicionais, do Campus Bagé, Clara Zeni Camargo Dornelles, e a técnico-administrativa em Educação da Unipampa e professora da escola,  Emanuelle Tronco Bueno, foram as responsáveis por coordenar e orientar os alunos nos laboratórios do Campus. Também colaboraram com a atividade, a professora da escola e discente no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, Eliana Mendes de Medeiros e a egressa do curso de Línguas Adicionais da Unipampa e colaboradora do Jornal Universitário do Pampa (Junipampa),  Isadora Paiva Espinosa. Foram disponibilizados os computadores da universidade para que os estudantes pudessem editar e revisar, junto das professoras, as notícias que serão impressas nas primeiras mil cópias do Notícias do Coronel, que será lançado no dia 20 de dezembro de 2023.

Para a professora Emanuelle Bueno, o projeto marca o início de algo maior. “A expectativa é que no próximo ano, o projeto e a parceria sejam ampliados, para atender outras escolas do município que não tenham infraestrutura técnica para auxiliar os alunos”. Além disso, a professora Clara Zeni ressalta que “a parceria entre escola e universidade fortalece o vínculo comunitário e mostra aos alunos do ensino fundamental e suas famílias que a universidade pública é de todos”.

Estudante da escola e participante do projeto, Maria Eduarda Rodrigues está no 9° ano e foi a editora do jornal escolar. “Esse espaço que a Unipampa cedeu para a escola é muito importante, pois na maioria das vezes as escolas não tem um espaço adequado para que os alunos possam fazer trabalhos em laboratórios de informática”.

Alunos do EMEF Professor Peri Coronel utilizam laboratório de informática do Campus Bagé para edição do jornal escolar
Tags: Bagé