Início > Unipampa da inicio elaboracao dos projetos institucionais do pibid e residencia pedagogica
Data de Publicação 20/05/2022 - 08:23 Atualizado em 20/05/2022 - 08:32 930 visualizações

Unipampa dá início a elaboração dos projetos institucionais do Pibid e Residência Pedagógica

Por Micael dos Santos Olegário

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e as coordenadorias do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) deram início a elaboração dos seus projetos institucionais para concorrer a bolsas de apoio financeiro. A construção das propostas acontece após a publicação do Edital n°23/2022 e do Edital n°24/2022 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os editais buscam selecionar projetos de 250 Instituições Superiores de Ensino para a concessão de 30.840 bolsas em cada programa.

Os programas do Pibid e PRP ajudam a colaborar com a formação de docentes dos cursos de graduação em licenciatura. Ambas as iniciativas visam oferecer aos estudantes a experiência do cotidiano em escolas públicas de educação básica. O Pibid é destinado a discentes da primeira metade do curso, enquanto o PRP tem o foco nos alunos que estejam na segunda parte da sua graduação. 

A construção dos projetos institucionais a serem submetidos à Capes pela Unipampa teve início no dia 12 de maio de forma virtual. A elaboração das propostas é feita coletivamente pelos coordenadores do Pibid, Ailton Jesus Dinardi e do PRP, Claudete Robalos da Cruz, em conjunto com os professores orientadores indicados, os coordenadores de cursos de licenciatura da Unipampa e a Prograd. O prazo de submissão vai até o dia 10 de junho e o resultado final será divulgado no dia 5 de agosto, através do Sistema Integrado da Capes (Sicapes). Caso sejam aprovadas as propostas, a Universidade vai lançar editais para seleção de estudantes e dos professores da educação básica para atuar nos dois programas.

O professor Dinardi destaca a importância da articulação entre os dois programas, bem como a necessidade de contextualização na escrita dos subprojetos. De acordo com a professora Claudete da Cruz, o diálogo na elaboração das propostas e a verificação das possibilidades dos cursos, são pontos chaves para atender aos critérios estabelecidos nos dois editais. Ainda segundo a servidora técnica da Prograd, Jose Brasil, o Pibid e o PRP são importantes instrumentos para o fortalecimento das licenciaturas, contribuindo para a permanência dos estudantes nos cursos de licenciatura e para sua construção como futuros professores. 

Com informações de Claudete Robalos da Cruz

Captura de tela do Google Meet de reunião dos organizadores do projeto institucional do Pibid e PRP da Unipampa