Início > Unipampa divulga integrantes selecionadas para o comite de apoio tecnico mulheres na ciencia
Data de Publicação 14/02/2024 - 17:37 Atualizado em 14/02/2024 - 17:40 797 visualizações

Unipampa divulga integrantes selecionadas para o Comitê de Apoio Técnico Mulheres na Ciência

Criação do Comitê celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Por Sofia Viero Sorgetzt

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou a relação de selecionadas para compor o Comitê de Apoio Técnico (CAT)  Mulheres na Ciência. Conforme a portaria n° 243, de 9 de fevereiro de 2024, será competência do comitê discutir e assessorar a Pró-Reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (Procadi) para as seguintes ações:

I - A criação de programas de apoio e mecanismos de compensação para manutenção das pesquisas e demais projetos durante a fase da maternidade;

II - A indução de ações que contribuam para a desconstrução dos estereótipos de gênero, a fim de alcançar a equidade de gênero na comunidade científica;

III - A proposição de estratégias relacionadas aos processos de avaliação e fomento para o aumento da participação de mulheres, estimulando, inclusive, a participação de mulheres negras e indígenas na comunidade científica;

IV - A proposição de ações com o objetivo de mitigar preconceitos e barreiras culturais, estruturais e sociais à participação da mulher nas áreas acadêmicas.

V - Colaborar com as diversas pró-reitorias na elaboração de editais, ações e políticas institucionais que contemplem as particularidades das questões da maternidade e gênero para o alcance da equidade no meio acadêmico.

Segundo Claudete Martins, Pró-Reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão, a Unipampa conta com  muitas mulheres cientistas, que têm desenvolvido e contribuído significativamente para o campo da ciência. Claudete ressalta que o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência será demarcado e celebrado na Unipampa com a criação do CAT Mulheres na Ciência, ratificando o desejo de que a Universidade tenha inclusão e igualdade de gênero na ciência garantindo um futuro mais equitativo e inclusivo para todas as pessoas.

A lista de integrantes do Comitê de Apoio Técnico Mulheres na Ciência está disponível na portaria n° 243, de 9 de fevereiro de 2024, clicando no link.

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

No dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a participação das mulheres na vida acadêmica e científica, chamando atenção para a necessidade de mais equidade de gênero na ciência.

A data foi criada em reconhecimento de que os obstáculos que as mulheres enfrentam são muito maiores e complexos que os enfrentados pelos homens, pois desde a infância lidam com as tarefas domésticas e a exigência de formar uma família, papéis tradicionais femininos numa sociedade patriarcal. Este é um problema que precisa ser abordado e discutido com seriedade. É dever da sociedade buscar pela equidade de gênero e encorajar meninas e mulheres a seguirem carreiras no campo da ciência e tecnologia.

Quando as mulheres não são incluídas e valorizadas na ciência perde-se uma parte significativa e potente da diversidade de ideias, perspectivas e concepções, o que possivelmente gerará soluções menos eficientes e/ou inclusivas.