Início > Unipampa e contemplada com r 720 mil no programa pro equipamentos da capes
Data de Publicação 06/06/2025 - 14:29 Atualizado em 06/06/2025 - 14:46 199 visualizações

Unipampa é contemplada com R$ 720 mil no Programa Pró-Equipamentos da Capes

Investimento fortalecerá a infraestrutura dos programas de pós-graduação da universidade

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppi), foi contemplada com R$ 720 mil no Programa Pró-Equipamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O recurso será destinado à aquisição de equipamentos de médio e grande porte, com foco na melhoria da infraestrutura dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição.

O Programa Pró-Equipamentos tem como objetivo ampliar a capacidade científica e tecnológica das instituições de ensino superior, promovendo o uso compartilhado de equipamentos e incentivando a realização de projetos de excelência acadêmica.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Fabio Gallas Leivas, a conquista é resultado de um esforço coletivo iniciado em 2024. “Desde o ano passado, estamos em diálogo com os programas para identificar suas demandas. Incentivamos a formação de parcerias entre eles, visando a aquisição de equipamentos mais robustos e de uso compartilhado nas unidades acadêmicas. A proposta institucional foi aprovada e, agora, conseguiremos atender praticamente todas as necessidades apresentadas”, destaca Leivas.

Com grande parte do recurso já liberado pela Capes, a Unipampa está atualmente na fase de levantamento de orçamentos e execução dos trâmites administrativos para a aquisição direta dos equipamentos. A expectativa é de que, com a implantação dos novos itens, os programas de pós-graduação tenham suas estruturas laboratoriais e operacionais significativamente reforçadas, contribuindo para a formação qualificada de pesquisadores e para o avanço da produção científica.

 

*Com informações de Camila da Costa Lacerda Tolio Richardt

    • Investimento fortalecerá a infraestrutura dos programas de pós-graduação da universidade
      Investimento fortalecerá a infraestrutura dos programas de pós-graduação da universidade