Início > Unipampa e destaque em selecao da capes para projetos de pibid e residencia pedagogica
Data de Publicação 30/04/2020 - 21:41 Atualizado em 06/05/2020 - 16:01 2843 visualizações

Unipampa é destaque em seleção da Capes para projetos de Pibid e Residência Pedagógica

Por Sofia Viero Sorgetzt

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quarta-feira, 29, o resultado preliminar dos editais 01/2020, do Programa Residência Pedagógica (RP), e 02/2020, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os programas têm como objetivo incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) concorreu com projetos institucionais preliminarmente aprovados nos dois editais. Na seleção do Pibid, a Unipampa ficou na posição 24 do ranking nacional e no 3º lugar do Rio Grande do Sul, com a pontuação final de 1.324,62 de um máximo de 1.500 pontos. A Residência Pedagógica ficou na posição 77 nacional e em 5º lugar no Rio Grande do Sul, com a pontuação final de 1.189,61 de um total de 1.500 pontos.

O projeto institucional da Unipampa submetido ao Edital 02/2020 do Pibid contempla 16 licenciaturas presenciais da Instituição, distribuídas em oito campi: Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. A proposta prevê dez núcleos de iniciação à docência, organizados em seis subprojetos de áreas prioritárias e quatro subprojetos de áreas gerais, atendendo a proporção de 60% de cotas para áreas prioritárias e 40% de cotas para áreas gerais. As áreas prioritárias contempladas no projeto institucional são Alfabetização, Biologia, Ciências, Física, Química, Letras e Matemática. As áreas gerais contempladas são Filosofia, História, Educação do Campo, Educação Física, Língua Espanhola e Música. O número de cotas de bolsas de iniciação à docência pleiteadas é de 240, apresentando, como contrapartida, a inclusão de 60 licenciandos de iniciação à docência sem bolsa.

Além de promover ações em escolas dos municípios que sediam os oito campi aos quais o Pibid é vinculado, é prevista a imersão de acadêmicos das licenciaturas em escolas de outros municípios. Dessa forma, discentes do curso de Pedagogia do campus Jaguarão vão atender escolas de Arroio Grande; em Candiota, os estudantes da educação básica serão atendidos pelo curso de Física, do campus Bagé; Santa Margarida do Sul será atendida pela licenciatura em Ciências Biológicas, do campus São Gabriel e Santana do Livramento receberá os discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, de Dom Pedrito.

O resultado obtido pelo Pibid e pela Residência Pedagógica nas classificações da Capes é fruto da articulação de docentes dos cursos de licenciatura da Unipampa, que trabalharam na elaboração dos projetos entre os meses de janeiro e março. As duas propostas contaram com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e são coordenadas pelas professoras Claudete Martins, para a Residência Pedagógica, e Ângela Maria Hartmann, para o Pibid.

Além da análise técnica do mérito dos projetos, ou seja, a adequação aos objetivos de cada programa, foram avaliados indicadores como esforço institucional para inclusão de maior número de discentes, institucionalização da formação de professores e da articulação da Instituição de Ensino Superior (IES) com as redes de ensino, esforço de expansão territorial dos subprojetos e experiência e qualificação da equipe docente da IES na formação de professores.

O resultado final da seleção será publicado no próximo dia 18 de maio, após o fim do prazo de recursos. A partir dessa data, se inicia o processo de adesão das secretarias de educação estadual e municipais e habilitação das escolas públicas para participação no Pibid e na Residência Pedagógica.