Início > Unipampa esta em fase de elaboracao do plano de integridade 20212022
Data de Publicação 16/03/2021 - 15:00 Atualizado em 16/03/2021 - 15:00 1165 visualizações

Unipampa está em fase de elaboração do Plano de Integridade 2021/2022

Por Emanuelle Tronco Bueno

Entre os esforços de aprimoramento da Governança Pública, desde dezembro de 2020, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura, vem trabalhando na definição do Plano de Integridade 2021/2022. A definição do Plano está sob responsabilidade da Unidade de Gestão de Integridade (UGI), com apoio do Comitê de Gestão de Integridade, ambos designados pela Portaria nº 1931/2020. A ação encontra respaldo na Portaria nº 57/2019 da Controladoria-Geral da União (CGU). Atualmente, o Plano está em desenvolvimento e os órgãos responsáveis por sua elaboração na Unipampa divulgarão atualizações constantes sobre o andamento do trabalho.

O que é integridade pública?

Conforme o manual da CGU, o conceito de integridade pública relaciona-se com uma atuação imaculada e sem desvios, conforme os princípios e valores que devem nortear a atuação da Administração Pública. Nesse sentido, a promoção da integridade no serviço público tem o objetivo de promover o aumento da confiança da sociedade no Estado e em suas instituições.

O que é o Plano de Integridade?

O Plano de Integridade é um documento aprovado pela alta direção e com responsabilidade de uma determinada área. Na Unipampa, a Unidade de Gestão de Integridade (UGI) é a área designada pela gestão. Conforme o manual da CGU, portanto, o Plano é um documento único, que contém, de maneira sistêmica, um conjunto organizado de todas as medidas que devem ser implementadas pela Unipampa, em um período determinado de tempo, com a finalidade de prevenir, detectar e remediar as ocorrências de quebra de integridade nos órgãos e entidades públicas.