Início > Unipampa esta entre os 50 maiores depositantes de registro de programa de computador em rankings do
Data de Publicação 20/02/2024 - 13:57 Atualizado em 20/02/2024 - 14:04 729 visualizações

Unipampa está entre os 50 maiores depositantes de registro de programa de computador em rankings do INPI

Por Sofia Viero Sorgetzt

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aparece entre os 50 maiores depositantes de pedidos de registro de programa de computador nos rankings de 2022 e 2023 divulgados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão governamental responsável pela concessão e garantia de direitos relativos à propriedade intelectual do Brasil. 

Em 2022, a Unipampa ficou em 20º lugar, com 19 registros. Já em 2023, a Universidade obteve a 42ª colocação, com 15 registros. De acordo com Caroline Moraes, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa (Agipampa), as classificações comprovam o potencial da Unipampa para o desenvolvimento de programas de computador. Além disso, a Unipampa, através da Agipampa, incentiva o registro destes programas, desenvolvidos por servidores e acadêmicos. Para Caroline, os rankings apresentam dados relevantes sobre a produção de material pela Universidade.

Segundo Vanderlei Soares Marques, chefe da Divisão de Inovação Tecnológica da Agipampa, a divulgação pelo INPI do ranking geral de depositantes em registro de programa de computador é motivo de satisfação, reflexo do trabalho realizado pela equipe da Agipampa em conjunto com os pesquisadores da Unipampa. Para Marques, as classificações motivam a continuidade do trabalho e a inovação, oferecendo suporte aos pesquisadores para que seus esforços criativos sejam protegidos legalmente. 

Marques ressalta a importância do registro para uma maior segurança jurídica ao inventor em caso de comprovação da autoria e titularidade do programa. De acordo com a resolução Consuni nº 338/2022, quando a tecnologia é comercializada, parte dos ganhos econômicos retornam em melhoria da estrutura física e manutenção de atividades de inovação da Unipampa.

A lista com os programas de computador registrados no INPI em 2022 e 2023 podem ser consultadas neste link