Início > Unipampa lanca cartilha de prevencao ao suicidio
Data de Publicação 23/09/2021 - 16:32 Atualizado em 24/09/2021 - 14:12 1467 visualizações

Unipampa lança Cartilha de Prevenção ao Suicídio

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou neste mês a Cartilha de Prevenção ao Suicídio – Pela Valorização da Vida. A publicação ocorre dentro das atividades da Campanha Setembro Amarelo e é  uma iniciativa da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), por meio da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP).

Setembro amarelo é o mês de prevenção ao suicídio. No Brasil, o Setembro Amarelo foi adotado oficialmente em 2015, em parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

De acordo com a equipe de trabalho que elaborou a cartilha, a proposta durante este mês é promover eventos, disseminar informações e proporcionar espaços para debates sobre suicídio, alertando a população sobre a importância de sua discussão.

“Infelizmente, o suicídio segue ocorrendo durante os outros meses do ano, por isso a necessidade de seguirmos as reflexões sobre o assunto sempre que possível, já que, se não discutirmos, ele segue sendo um tabu cada vez mais cristalizado e difícil de lidar. Precisamos cuidar uns dos outros, preservando nossa saúde física e mental, estando atentos aos sinais e manifestações das pessoas que precisam de suporte, tratando de assuntos relevantes como este e superando o tabu do silêncio”, explica a equipe da Progepe.

A cartilha foi enviada por e-mail a todos os servidores, publicada na página do Facebook da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST), além de estar disponível no Menu “Cartilhas” do site da Progepe.

Servidor, caso você perceba que está precisando de suporte psicológico, entre em contato com a psicóloga da Divisão de Perícias, Camila Perez, através do e-mail: camilaperez@unipampa.edu.br.

Cartilha de Prevenção ao Suicídio - Pela valorização da vida
Tags: Gestão