Início > Unipampa obtém autorização de funcionamento do curso de medicina
Data de Publicação 03/12/2015 - 12:12 Atualizado em 03/12/2015 - 12:12 4469 visualizações

Unipampa obtém autorização de funcionamento do curso de Medicina

Serão 60 vagas anuais, e o curso do Campus Uruguaiana já participará da oferta do Sisu 2016
Por Heleno Rocha Nazário

Após diversas etapas de preparação, e da visita de avaliadores da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camen) em outubro, a Universidade Federal do Pampa recebeu a notícia da autorização de funcionamento do curso de Medicina. A autorização consta da Portaria 937/15, publicada na edição desta quinta, 3 de dezembro, do Diário Oficial da União. As 60 vagas para alunos serão ofertadas anualmente e as aulas ocorrerão no Campus Uruguaiana, no qual já funcionam os cursos de Saúde da instituição, como Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física. Essa proximidade deve favorecer a formação dos futuros médicos.

O curso é um dos primeiros a ter assinado o Coapes, e está servindo de modelo para outras iniciativas no país, comenta o coordenador pro tempore do curso de Medicina, professor Luís Flávio de Oliveira. Ele se refere ao Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde, que regula as relações entre as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino superior que ofertam cursos de saúde.

A reitora da Unipampa, professora Ulrika Arns, aponta que o curso provocará uma inflexão positiva na região da abrangência institucional, ainda mais considerando as demandas da atenção básica de saúde nas cidades fronteiriças: "Com o curso, a Unipampa amplia as vagas de graduação ofertadas na área da Saúde, e ao mesmo tempo potencializa as ações de pesquisa e de extensão. Além disso, vai colaborar com o fortalecimento de políticas públicas de saúde, contribuindo com diversos atores para o benefício da região".

Sisu  2016 já terá Medicina na lista da Unipampa

As primeiras 60 vagas para ingresso no curso de Medicina da Unipampa já serão ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016, em janeiro. As vagas serão divididas em dois ingressos anuais. Dos candidatos aprovados, 30 começarão as aulas em março, e os outros 30 ingressam na turma que iniciará seus estudos em agosto.

Para receber os futuros graduandos, o Campus Uruguaiana e os professores que participam da criação do curso já têm diversas medidas em andamento. Uma delas é a realização dos concursos para seleção de docentes da área de Medicina, que estão ocorrendo desde novembro e devem ser concluídos na semana que vem. A decisão foi de preencher o mais rápido possível todas as vagas de professores para acelerar a aclimatação, conta o professor Luís Flávio. Segundo ele, por conta da “proposta arrojada” do curso de Medicina, é preciso investir na interação e preparação do corpo docente para agir na nova linha formativa.

Além dos docentes da área de Medicina, os alunos vão contar com a participação de professores de outras áreas das Ciências da Saúde, o que vai enriquecer o currículo e gerar novas oportunidades de experiência e aprendizado. Conforme o professor Luís Flávio, a sala de aula, os espaços de estágio e outras ações vão permitir aproximações entre alunos e professores de diferentes áreas.

O curso de Medicina da Unipampa vai preparar médicos com ênfase na atenção básica de saúde e saúde de família, de modo a capacitar os futuros profissionais a agir com qualidade junto à rede pública de atenção básica. Com isso, explica o professor Luís Flávio, o foco principal estará nas ações ligadas ao sistema público de saúde. A busca por saberes especializados de alta complexidade poderá ser realizada já na fase de residência. O professor Luis Flávio informa ainda que a região de abrangência da Unipampa será beneficiada, já que há trabalho no sentido de organizar as vagas de residência médica nas cidades onde há campus instalado. Nestes casos, a tutoria dos residentes e administração será sempre feita pelo Campus Uruguaiana.