Início > Unipampa participa das acoes do projeto experiencias do brasil rural do ministerio do turismo
Data de Publicação 12/11/2021 - 18:04 Atualizado em 12/11/2021 - 18:05 1278 visualizações

Unipampa participa das ações do projeto Experiências do Brasil Rural do Ministério do Turismo

Rota Turística Ferradura dos Vinhedos selecionada para projeto do MTur é oriunda de projeto de extensão da Unipampa

O Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Projeto de Extensão Ferradura dos Vinhedos – que deu origem à Rota Turística Ferradura dos Vinhedos –, produtores e empreendedores dessa localidade receberam, nesta semana, representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) para o credenciamento da Rota junto ao projeto Experiências do Brasil Rural. Além disso, foram feitos registros fotográficos e audiovisuais que irão compor o vídeo institucional do projeto coordenado pelo MTur. A visita foi realizada seguindo todos os protocolos sanitários vigentes.

Visita ocorreu durante esta semana em Santana do Livramento

A Rota Turística Ferradura dos Vinhedos foi selecionada em edital público para integrar o projeto do Ministério do Turismo denominado Experiências do Brasil Rural, que visa fomentar as cadeias produtivas dos vinhos, dos queijos e das cervejas artesanais. Durante o ano de 2021, foi desenvolvido um trabalho conjunto, o qual foi validado por meio dos registros desta visita e das experiências turísticas propostas no projeto. Para dezembro, está prevista a segunda etapa, em que ocorrerá a gravação “Cozinha Show”, no CTG Presilha do Pago, oportunidade na qual uma cozinheira da Ferradura dos Vinhedos fará um prato típico com a participação de chefes de cozinha do Projeto Experiências do Brasil Rural.

Santana do Livramento faz fronteira com Rivera, no Uruguai

Conforme o diretor do Campus Santana do Livramento, Alexandre Xavier, todas as ações têm o propósito de qualificar mais a Rota Turística Ferradura dos Vinhedos e, consequentemente, incrementar o turismo e gerar emprego e renda, favorecendo o desenvolvimento da localidade, bem como, do município e da região.

Sobre a Rota Turística Ferradura dos Vinhedos

A Rota Turística da Ferradura dos Vinhedos está localizada em uma região com belezas naturais, históricas e culturais, com produção de hortifrutigranjeiros, oliveiras, vinho, além da presença de pegadas de dinossauros que viveram no Pampa. São inúmeros atrativos turísticos, entre eles estão: o Cerro da Cruz, o binacional Cemitério da Cruz, os Passos da Cruz e do Guedes, o Cerro de Palomas, as vinícolas e os Centros de Tradição Gaúcha (CTG) instalados na localidade. Além disso, o espaço possui antigas construções e ruínas, propriedades públicas e privadas, todas abertas à visitação.

Experiências gastronômicas são ofertadas durante Rota Turística   O churrasco é uma das experiências gastronômicas da Rota

A Rota Turística surgiu a partir do projeto de extensão Ferradura dos Vinhedos desenvolvido, no Campus Santana do Livramento, pelo professor Avelar Batista Fortunato. O nome deve-se ao formato da região das vinícolas, semelhante a uma ferradura.

Com informações do professor Alexandre Xavier

Fotos: Alexandre Xavier e Rocezar Amaral