Início > Unipampa participa do 2deg isee simposio latino americano de engenharia de explosivos
Data de Publicação 04/09/2022 - 18:10 Atualizado em 04/09/2022 - 18:10 548 visualizações

Unipampa participa do 2° ISEE Simpósio Latino-Americano de Engenharia de Explosivos

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) esteve representada no 2° ISEE Simpósio Latino-Americano de Engenharia de Explosivos, que ocorreu durante os dias 1º e 2 de setembro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. A Instituição também foi uma das apoiadoras do evento, que contou com a parceria de outras entidades nacionais e internacionais.

O Simpósio reuniu palestrantes nacionais e internacionais de países como Estados Unidos da América, Austrália, Irlanda, Espanha, Peru e Chile. No primeiro dia, as palestras trataram do aproveitamento da capacidade de caminhões inteligentes para melhorar o resultado do desmonte de rocha; segurança na mineração, da rastreabilidade ao monitoramento de vibrações, operários e equipamentos; ferramentas de otimizações de desmonte para operações a céu aberto e subterrâneas; nitrato de amônio - aspectos de produção, qualidade e segurança; resultados de desmonte com explosivos de diferentes energias; uso criminoso de explosivos: estudo de casos; PCH além do estado de emergência: uso de detonadores eletrônicos na construção civil e novas tecnologias de iniciação de túneis; e blasting movies: como as indústrias digitais funcionam nos bastidores.

Unipampa participa do 2° ISEE Simpósio Latino-Americano de Engenharia de Explosivos - Divulgação

O segundo dia de palestras abordou o desenvolvimento do monitoramento ligado ao desmonte com explosivos; panorama das tecnologias de sensibilização de emulsões; entendendo a volatilidade de preços do nitrato de amônio; transporte de produtos perigosos na América Latina, desafios e evolução do setor; desmonte baseado em tecnologia gêmeo digital para garantir um processo de mineração sustentável; desafios e soluções nas atividades de perfuração e desmonte; repensando o pré/pós corte controlado subterrâneo usando tecnologia moderna; desmonte e comunidade - um desafio crescente; e evolução histórica da perfuração, explosivos e projeto de desmonte. Para finalizar, foi realizado o painel “Indústria: Qual o futuro da indústria de explosivos na América Latina?”.

Conforme o professor Marco Antonio Fontoura Hansen, que representou a Unipampa no evento, o Simpósio também contou com várias empresas que expuseram materiais. “Obtivemos vários materiais e contatos para que futuramente tenhamos palestrantes na Unipampa sobre esta área de trabalho dos cursos de Tecnologia em Mineração, Engenharia de Minas, Geologia e Geofísica”, afirma o docente. Hansen também destacou a troca de conhecimentos e interação com empresas, indústrias e novas tecnologias, colocando a Unipampa neste cenário, sobretudo os cursos do Campus Caçapava do Sul.

Professor Marco Hansen participou do evento representando a Unipampa - Divulgação