Início > Unipampa realiza inauguracao do laboratorio de energia e carboquimica em bage
Data de Publicação 29/11/2019 - 17:42 Atualizado em 29/11/2019 - 17:42 1867 visualizações

Unipampa realiza inauguração do Laboratório de Energia e Carboquímica em Bagé

Ocasião também marcou aposição de placa no Planetário
Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou nessa quinta-feira, 28, a inauguração do prédio do Laboratório de Energia e Carboquímica (LEC) do Campus Bagé. Na ocasião, foi celebrada também a aposição de placa oficial do Planetário. Participaram dos atos o reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, o diretor do Campus Bagé, Cláudio Albano, o coordenador Acadêmico, Elenilson Alves, o coordenador Administativo, Edson Vernes, a coordenadora do Laboratório de Energia e Carboquímica, Ana Rosa Muniz e o diretor do Planetário, Guilherme Marranghello.

O reitor destacou a importância da ampliação e da qualificação dos espaços da Universidade para o desenvolvimento de suas atividades. “Tenho a convicção de que, diante das novas instalações, todos nós estaremos bem mais motivados a continuar trabalhando para o engrandecimento da Unipampa”.  Hansen destacou o papel da Instituição na propulsão de novas realidades para a região. “Por meio do ensino de qualidade, incentivo à pesquisa e investimento permanente em infraestrutura, a Universidade possibilita o desenvolvimento de profissionais capacitados para atuar como lideranças transformadoras da região onde estão inseridos”.

Ao dar as boas vindas aos presentes, inclusive uma delegação chinesa em visita ao LEC, o diretor do Campus Bagé, Cláudio Albano, destacou a importância desses espaços de pesquisa, extensão e ensino para toda a comunidade, “não só a de Bagé, mas de todo o País irá colher os frutos do trabalho aqui desenvolvido”.

No ato de inauguração das instalações, a coordenadora do LEC, professora Ana Rosa Muniz, relembrou o histórico de criação do Laboratório, construído, segundo ela, no tempo recorde de um ano e meio. “Em fevereiro de 2016, abri essa porta pela primeira vez e ligamos a primeira máquina da carboquímica. [...] Tenho muito orgulho de dizer que apesar de todas as dificuldades de uma universidade que ainda estava em implantação, o projeto Energia e Carboquímica foi integralmente aprovado tanto tecnicamente quanto nas suas prestações de contas”, salientou. A professora agradeceu o empenho dos professores e estudantes que atuam no laboratório e levam o nome do LEC ao reconhecimento nacional e internacional.

A tarde de atividades também marcou a aposição de placa no Planetário da Unipampa, inaugurado em setembro de 2017. O diretor Guilherme Marranghello ressaltou como ter prédio próprio permite ao Planetário expandir sua atuação. “Ter a obra vai muito além de Bagé. Ter a obra permite receber as pessoas em Bagé com muito mais qualidade, mas fez com que tenhamos maior liberdade de viajar e atender gente do Estado inteiro”. Ele explica que, com o planetário construído, a equipe tem mais liberdade para viajar com o Planetário Móvel e levar o Programa de Extensão para diferentes cidades do Rio Grande do Sul. “Com isso, vamos chegar ao final do ano tendo atendido cerca de 30 mil pessoas nesses dois anos, que não são apenas de Bagé, mas do Estado inteiro”, pontuou.

Sobre o Laboratório de Energia e Carboquímica

O Laboratório de Energia Carboquímica realiza atividades de pesquisa na central de geração de gás de síntese, central de geração de energia elétrica, setor de análises físico-químicas e central analítica. O espaço, dedicado exclusivamente à Pesquisa, soma cerca de 252 m².

Sobre o Planetário

O Planetário da Unipampa possui uma área de exposições no térreo com aproximadamente 80 m². Esta mesma área abriga a sala de trabalho e almoxarifado. No andar superior, encontra-se o domo do Planetário, com 8 metros de diâmetro em um formato geodésico com capacidade para 52 pessoas. Há dois anos em funcionamento em prédio próprio, atendeu centenas de escolas e cidadãos da comunidade de Bagé e região, além do atendimento estendido a todo o Estado com o Planetário Móvel. Ao todo, foram atendidas pelo Planetário30 mil pessoas, somando visitas locais e ao Planetário Móvel.

• Laboratório de Energia e Carboquímica (LEC)
      Laboratório de Energia e Carboquímica (LEC) é inaugurado - Foto: Manoel Abreu/Unipampa
    • Professor Marco Hansen
      Aposição de Placa do Planetário da Unipampa - Foto: Manoel Abreu/Unipampa