Início > Unipampa realiza palestra sobre racismo institucional no campus bage
Data de Publicação 08/05/2019 - 17:50 Atualizado em 08/05/2019 - 17:50 1618 visualizações

Unipampa realiza palestra sobre racismo institucional no Campus Bagé

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) realiza no dia 16 de maio a palestra Ações Afirmativas no Ensino Superior e Racismo Institucional, ministrada pela professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Georgina Nunes. O evento acontece às 13h30, na Sala 3101 do Campus Bagé, mas será transmitido pela internet e é aberto ao público.

A palestra tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre as ações afirmativas e o racismo institucional no âmbito do ensino superior, incluindo aspectos conceituais, históricos e legais.

A meta da formação é contribuir para a prática docente. A partir de um levantamento feito pela Prograd, os docentes indicaram a necessidade de formação que abordassem temas relacionados à diversidade na educação.

De acordo com o coordenador da CAF, professor Sebastião Cerqueira, a palestra irá abordar aspectos operacionais no sentido de como materializar esses conceitos na prática pedagógica do professor, no cotidiano da sala de aula universitária. “É importante que se possa subsidiar o professor sobre como lidar com situações de racismo, quais são os encaminhamentos possíveis diante de um caso, a postura do professor frente a situações em sala de aula, entre alunos, na relação professor e aluno”, destacou ele.

Unipampa realiza palestra sobre racismo institucional no Campus Bagé