Início > Unipampa recebera o xiii congresso brasileiro de agroinformatica
Data de Publicação 04/08/2021 - 16:37 Atualizado em 04/08/2021 - 16:37 715 visualizações

Unipampa receberá o XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática

Evento é organizado em parceria com Embrapa Pecuária Sul e promoção da SBIAgro
Por Aline Reinhardt da Silveira

De 10 a 12 de novembro de 2021 ocorrerá o XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAGRO), evento bianual que se encontra em sua 13ª edição. O SBIAGRO é uma promoção da Sociedade Brasileira de Agroinformática e em 2021 será realizado totalmente online, com organização do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Embrapa Pecuária Sul. A submissão de trabalhos pode ser feita até 23 de agosto.

O tema do SBIAGRO 2021 é “Inovação digital e os biomas: integrando a produção agropecuária à conservação do meio ambiente”. O evento contará com palestras de pesquisadores e profissionais atuantes nas áreas temáticas do evento; sessões técnicas para apresentação e discussão de resultados de pesquisa e inovação; o Conect@, evento com o objetivo de reunir produtores, empresas consolidadas e empreendedores nas áreas da Agroinformática; os concursos de trabalhos de iniciação científica e de teses e dissertações, que dão destaque aos trabalhos desenvolvidos no âmbito acadêmicos por alunos de graduação e pós-graduação, e o concurso de soluções tecnológicas para os diversos problemas relacionados à produção agropecuária.

Conforme explica a organização do evento, o objetivo do SBIAGRO é a divulgação do conhecimento científico e tecnológico produzido no país, o estabelecimento de parcerias entre pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, associações de produtores rurais, empresas com foco no agronegócio e empreendedores que desejam ingressar na área. É considerado, também, um ponto de encontro para pessoas interessadas no desenvolvimento dos sistemas agropecuários, promovendo geração de ideias, soluções e novas parcerias que possam fomentar o desempenho econômico da área por meio de tecnologias que considerem a preservação dos biomas, os aspectos humanos e sociais envolvidos e o bem-estar animal.

O evento vai contar com diversas atividades que acontecerão durante o período do congresso, incluindo palestras convidadas, painéis, sessões técnicas de apresentação de trabalho de pesquisa, concurso de soluções tecnológicas para AgroTIC e de trabalhos de graduação e pós-graduação desenvolvidos nas Universidades brasileiras. O Conect@ ocorrerá também durante o congresso e visa aproximar empresas desenvolvedoras de soluções comerciais para o Agro com Universidades e associações de produtores, buscando a criação de um ecossistema de inovação e transferência de tecnologias para a sociedade.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Com informações de Ana Paula Ferreira

SBIAgro