Início > Unipampa tera gabinete da reitoria na escola luiz mercio teixeira em bage

Unipampa terá Gabinete da Reitoria na Escola Luiz Mércio Teixeira, em Bagé

Data de Publicação 19/01/2024 - 16:32 Atualizado em: 19/01/2024 - 16:36 313 visualizações

Parceria tem como foco a Inovação Pedagógica e a aproximação com a Educação Básica

Na manhã desta sexta-feira, 19, a vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Francéli Brizolla, visitou a Escola Estadual Dr. Luiz Mércio Teixeira, localizada no município de Bagé. Francéli foi recebida pelo diretor da Escola, Eduardo Ruiz. O objetivo do encontro foi o de firmar mais uma parceria entre a Escola e a Universidade: a cedência de uma sala na Escola para a instalação do Gabinete da Reitoria da Unipampa.

Conforme a vice-reitora, a nova parceria será focada na inovação pedagógica. “O principal objetivo é aproximar a noção de transformação social de uma escola por meio do exemplo da [escola] Luiz Mércio”, afirma. Francéli destaca ainda que a parceria entre a Unipampa e a Escola é um dos elementos centrais do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional, que pede que a relação Universidade-Comunidade se estreite nas mais variadas áreas. “A Luiz Mércio, para nós, é uma parceria para a gente estreitar relações sobre o tema da inovação e da transformação social pela Educação, com a Educação Básica de Bagé e da região dos municípios da Unipampa”, ressalta a vice-reitora.

Francéli explica ainda que há a intenção de fazer formações pedagógicas com e para a Escola, bem como, fortalecer os projetos de formação de educadores na perspectiva da educação inclusiva, qualificando a acessibilidade na educação básica, e acompanhar o projeto de ensino médio integral que a escola vai implantar. A cedência da sala para a Unipampa é um ato simbólico da parceria que já existia entre as instituições de ensino e que está se consolidando na atual gestão da Universidade. “O Gabinete da Reitoria na Escola receberá professores e gestores da Educação Básica para o despacho de temas institucionais que tenham impacto na Educação Básica local e regional”, ressalta a vice-reitora da Unipampa.

O diretor da Escola, Eduardo Ruiz, destaca a importância da parceria. “Para nós, é um sinal de prestígio a Universidade ter escolhido nossa escola para essa parceria e que é uma aproximação - concreta e simbólica - importante com a Educação Básica”.

As instituições irão organizar, em data a ser definida, a inauguração do Gabinete, com uma posse simbólica na escola, e que deve contar com a presença dos diretores das escolas estaduais da região de Bagé.

• Diretor da Escola, Eduardo Ruiz, entrega as chaves da sala para a vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla
    Diretor da Escola, Eduardo Ruiz, entrega as chaves da sala para a vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla - Foto: Anderson Coka
  • Francéli e Eduardo estão sentados, um de frente para o outro, em ambiente interno
    Encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 19 de janeiro - Foto: Anderson Coka