Início > Discentes da ufpel visitam o campus jaguarao
Discentes da Ufpel visitam o Campus Jaguarão
Data de publicação 16/11/2023 - 11:12 Atualizado em 16/11/2023 - 11:15
Por Simone Prior Prietsch

A Unversidade Ferderal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Jaguarão, através do projeto de extensão Español Básico para Niños, recebeu, no laboratório de ensino de espanhol para crianças e formação docente, no dia 07 de novembro, um grupo de estudantes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, liderado pela profa. Dra. Ana Lourdes Nieves Feranández e pelo prof. Dr. João Luiz Paixão Cortes. Na ocasião, a profa. Dra. Cristina Pureza Duarte Boéssio, coordenadora do laboratório e do projeto, e a coordenadora do curso de Letras Espanhol e Literatua Hispânica, profa. Dra. Maria do Socorro Farias-Marques, mais o bolsista Léo Andrey Fontaine Cunha e os discentes, ministrantes do curso Amanda Luisa Arcoverde Gomes e Lilian Fontaine Nunes realizaram uma oficina, envolvendo os visitantes, na qual tiveram a oportunidade de mostrar o campus, bem como os seus projetos, compartilhando momentos de interação, experiências e aprendizagens. Isso evidenciou a importância de compartilhamento de saberes, bem como a força que é criada com essa troca.

Também colaboraram na organização e execução do encontro, os discentes do componente curricular obrigatório “Metodologias do ensino de espanhol para crianças” Celina Edite Sabbado Meroni Bretanha e Rafael Ramos Martins.

O Projeto Ensino de Espanhol para Crianças, desenvolvido desde 2007 na UNIPAMPA, tem se mostrado produtivo e fortalecedor das relações fronteiriças. Nesse sentido, após um grande período de distanciamento social, ele emerge com força, buscando o retorno à presencialidade e às relações empáticas, na busca da construção de "un mundo mejor".

Para isso, tem como objetivos: Instaurar e dar continuidade a um processo de imersão em língua espanhola, considerando-o fundamental, já que a cidade de Jaguarão - alvo deste projeto - está situada numa região de fronteira; promover a aprendizagem/aquisição da língua estrangeira através do uso de canções, vídeos, jogos e brincadeiras pedagógicas; possibilitar maior exposição de crianças, residentes em zona de fronteira, ao sistema oral da língua espanhola, de forma lúdica e prazerosa e melhorar o desempenho das crianças em situações bilíngues, típicas de regiões de fronteira.

Texto e fotos: curso de Letras

.