Início > Geespa doutor gama filme e debate
GEESPA - "Doutor Gama", filme e debate.
Data de publicação 16/11/2023 - 10:55 Atualizado em 16/11/2023 - 10:55
Por Simone Prior Prietsch

O GEESPA, estará realizando atividades dentro da programação da Semana da Consciência Negra, que é organizada pelo Clube 24 de Agosto e coletivos parceiros.

Uma delas, em parceria com o Buena Vista Cine Club, será na próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, às 19h na sala 105 do Prédio Administrativo. Todo o campus e comunidade em geral, está convidado/a.

Será veiculado o filme "Doutor Gama". Após, será realizado um diálogo sobre a trajetória de Luiz Gama e sobre os protagonismos negros no final do Império e início da República.

Segundo o Instituto Luiz Gama, ele "[...] foi um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil. Sempre esteve engajado nos movimentos contra a escravidão e a favor da liberdade dos negros. [...] Nos Tribunais, usando de sua oratória impecável e seus conhecimentos jurídicos, conseguiu libertar mais de 500 escravos, algumas estimativas falam em 1000 escravos. As causas eram diversas, muitas envolviam negros que podiam pagar cartas de alforria, mas eram impedidos pelos seus senhores de serem libertos, ou que haviam entrado no território nacional após a proibição do tráfico negreiro em 1850. Luiz Gama também ganhou notoriedade por defender que ao matar seu senhor, o escravo agia em legítima defesa". Fonte: https://institutoluizgama.org.br/luiz-gama/ .

Esperamos vcs todos e todas lá.

O Grupo, como tem feito durante todo o ano, estará realizando também a tradicional Oficina dos Territórios Negros diretamente com escola, marcando com estas atividades a participação do curso de História-Licenciatura neste calendário importante do município.

Mais informações: caiuaalam@unipampa.edu.br

.