Início > Acessibilidade inclusao e tecnologia assistiva sao debatidas em bage
Data de Publicação 01/09/2016 - 19:42 Atualizado em 01/09/2016 - 19:44 3280 visualizações

Acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva são debatidas em Bagé

Por Franceli Couto Jorge

De 21 a 28 de agosto comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Nesse período, foram debatidas formas de acessibilidade e inclusão, assim como, recursos de tecnologia assistiva. Com o objetivo de divulgar tais ferramentas, três cidades gaúchas receberam a I Mostra Estadual de Recursos e Serviços de Tecnologia Assistiva. Em Bagé, o evento ocorreu no dia 24 de agosto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e teve a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) como apoiadora. Santa Maria e Porto Alegre também receberam a Mostra.

Rita apresentou exemplos de tecnologias assistivas utilizadas no Brasil e no exterior - Foto: Franceli Couto/Unipampa

O evento contou com palestra ministrada pela diretora da empresa Assistiva Tecnologia, a fisioterapeuta Rita Bersch, que apresentou os principais recursos e serviços oferecidos e as formas de acesso à tecnologia assistiva, assim como, a legislação vigente. O objetivo da Mostra é aproximar as pessoas das tecnologias já existentes. O evento contou com diversos expositores com recursos voltados à comunicação alternativa e acesso ao computador; adaptadores para utensílios domésticos e itens escolares; recursos para mobilidade, adequação postural, órteses funcionais e próteses; recursos pedagógicos acessíveis, entre outros.

Para a coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina) da Unipampa, Mônica Caumo, os recursos tecnológicos auxiliam em vários aspectos. “Ter mais autonomia ao realizar tarefas simples do dia a dia como se alimentar sem o auxílio de outra pessoa”, exemplifica. “Nós, profissionais da Educação, devemos estar sempre atentos às características de cada um dos nossos discentes para atender suas necessidades”, salienta a coordenadora.

Quanto ao uso dos recursos de tecnologia assistiva, Mônica afirma: “São importantes ferramentas pedagógicas, tornamos possível à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, ampliando sua capacidade de comunicação, mobilidade, entre outras habilidades que auxiliarão no processo de aprendizagem”.

Exemplo de recurso de comunicação alternativa - Foto: Franceli Couto/Unipampa
      Equipamento permite o uso de computadores por pessoas com deficiência motora - Foto: Franceli Couto/Unipampa
    • Adaptadores para lápis - Foto: Franceli Couto/Unipampa
Tags: Eventos