Início > Avaliadores da unesco sao recebidos em cacapava e iniciam roteiro de visita
Data de Publicação 07/11/2022 - 15:19 Atualizado em 07/11/2022 - 15:19 917 visualizações

Avaliadores da Unesco são recebidos em Caçapava e iniciam roteiro de visita

Missão chegou a Caçapava neste domingo, 6, e vai permanecer até 10 de novembro
Por Micael dos Santos Olegário

Os avaliadores do Conselho da Rede Mundial de Geoparques (GGN), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), chegaram neste domingo, 6, a Caçapava do Sul. A visita do Geólogo e Paleontólogo japonês, Mahito Watanabe e do espanhol graduado em Ciências Ambientais, Antonino Sanz Matencio, tem como objetivo avaliar o Geoparque Caçapava para receber a certificação mundial da Unesco.

Os avaliadores foram recebidos no Campus Caçapava do Sul, em uma reunião aberta com a comunidade. Na oportunidade esteve presente a equipe montada pelo Geoparque para a avaliação e também o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge. Ao longo de cinco dias, os avaliadores farão um passeio pelos pontos turísticos e culturais de Caçapava. Entre os locais a serem visitados estão, por exemplo, a Casa de Cultura Juarez Teixeira, o Forte Dom Pedro II, os geossítios Guaritas, Serra do Segredo, Mirador Capão das Galinhas e as Minas do Camaquã.

O projeto do Geoparque Caçapava é uma parceira da prefeitura de Caçapava do Sul, Unipampa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a comunidade local. A certificação de Geoparque Mundial da Unesco é o foco da iniciativa que busca demonstrar o papel da geodiversidade no desenvolvimento da economia, educação e cultura de Caçapava. A visita vai terminar no dia 10 de novembro, quinta-feira, após reunião dos avaliadores com o governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Conheça mais sobre o projeto no site Geoparque Caçapava

Acompanhe a visita dos avaliadores pela página do Geoparque no Instagram

Notícia relacionada: Geoparque Caçapava recebe missão de avaliação da Unesco

• Foto colorida da mesa com os avaliadores da Unesco no Campus Caçapava