Início > Unipampa integra rede de comunicacao sobre emergencia climatica no rio grande do sul
Data de Publicação 07/05/2024 - 13:52 Atualizado em 07/05/2024 - 13:52 410 visualizações

Unipampa integra rede de comunicação sobre emergência climática no Rio Grande do Sul

Assessorias de comunicação de universidades federais criam rede de solidariedade e para circulação de informações confiáveis

A partir desta terça-feira, 7, começa a ser veiculado diariamente o programa de rádio "Comunicação Universitária em Rede - Emergência Climática Rio Grande do Sul", com produção de um conjunto de universidades federais organizadas em rede. Ao vivo, será ancorado a partir do estúdio da Rádio UFSCar, que fica na cidade de São Carlos, em São Paulo, e vai ao ar entre 17h e 17h30 (em 95,3 FM e www.radio.ufscar.br). Logo após a veiculação ao vivo, o conteúdo sonoro será postado nos dispositivos e agregadores de conteúdo digitais, podendo ser compartilhado no formato podcast com emissoras públicas de todo o País.

A idealização do projeto parte das necessidades e urgências das populações atingidas pelas chuvas ininterruptas que atingem o Rio Grande do Sul e suas consequências. A premissa é produzir conteúdo de qualidade com informações diárias sobre, por exemplo, a previsão climática e cuidados com a saúde, por meio de entrevistas com os especialistas das instituições federais de Ensino Superior; sobre as necessidades das populações locais, cuidados com humanos e animais, redes de apoio e de serviços disponíveis, dentre outros aspectos de utilidade pública; bem como sobre as melhores formas de contribuir, com doações e outras contribuições como, por exemplo, trabalho voluntário. Além disso, o canal deve servir também para enfrentamento de notícias falsas que já começam a complicar ainda mais o cenário de emergência climática.

“Entendemos o projeto para além de um programa de rádio. A produção é o que nos une e nos manterá mobilizados, mas a força da proposta está nessa dimensão de rede e na possibilidade de apoiar também a mobilização de cientistas e de toda a comunidade das nossas instituições federais de Educação Superior, que respondem por mais de 90% da pesquisa realizada no Brasil, estão em todo o território nacional e mostraram, na pandemia, como são essenciais no enfrentamento de crises como a que, infelizmente, estamos vivendo no nosso país neste momento”, compartilha Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e uma das coordenadoras da iniciativa.

O programa materializa-se a partir de parceria com as assessorias e outras estruturas de comunicação das universidades federais da Fronteira Sul (UFFS), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Pampa (Unipampa) e da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A expectativa é que, a partir do lançamento, a rede seja progressivamente incrementada com outras instituições do sistema federal de Educação Superior.

Com informações da UFSCar

    • Unipampa integra rede de comunicação sobre emergência climática no Rio Grande do Sul
      Unipampa integra rede de comunicação sobre emergência climática no Rio Grande do Sul