Início > Bolsistas do prouni podem realizar o teste toefl itp gratuitamente na unipampa
Data de Publicação 17/03/2016 - 16:22 Atualizado em 17/03/2016 - 16:22 4070 visualizações

Bolsistas do Prouni podem realizar o teste TOEFL ITP gratuitamente na Unipampa

O teste também é gratuito para servidores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Inglês sem Fronteiras, aplica o teste de proficiência TOEFL ITP (Test Of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program) gratuitamente para servidores, estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade. A novidade desta edição é que alunos bolsistas ativos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) também podem realizar o teste na Unipampa.

O TOEFL ITP é um teste de proficiência feito em papel, que serve para identificar o nível de conhecimento do candidato na língua inglesa em três ênfases linguísticas: compreensão oral (listening), estrutura da língua em contexto (structure) e leitura (reading). O exame é focado no inglês acadêmico e todos os diálogos e leituras são referentes ao ambiente acadêmico e aos estudos universitários.

Segundo a coordenadora do Inglês sem Fronteiras, professora Kátia Vieira Morais, o TOEFL ITP certifica os níveis básico (A1 e A2), intermediário (B-1 e B-2) e avançado (A-1), conforme o Marco Comum Europeu. “Mesmo aqueles alunos que saibam seus níveis devem fazer o teste, pois, ele é um dos testes internacionais que comprovam a proficiência e oportunizam a entrada em outros programas governamentais como aulas de inglês gratuitas. Além disso, este é um bom comprovante de proficiência para curriculum vitae de acadêmicos”, afirma Kátia.

O aluno recebe um certificado internacional de sua proficiência e a validade é de dois anos para fins de estudos no exterior, mas, no Brasil, muitas empresas e instituições aceitam o certificado com validade por cinco anos.

A Unipampa é credenciada como Centro Aplicador e o teste é oferecido em todos os campi, em diferentes datas. No dia de aplicação do exame, o aluno deve chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência do horário marcado para o início do teste. As datas das provas em cada campus estão disponíveis no endereço eletrônico: http://www.isf-unipampa.org e as inscrições podem ser feitas no site isfaluno.mec.gov.br até dia 27 de julho de 2016.

Quem pode realizar o teste TOEFL ITP na Unipampa?

- Estudantes de graduação e pós-graduação da Unipampa;

- Estudantes regularmente matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu avaliados e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e constantes da Plataforma Sucupira;

- Mestres e doutores titulados a partir de janeiro de 2013 de cursos de pós-graduação strictu sensu recomendados pela Capes e que constem na Plataforma Sucupira;

- Servidores ativos (técnicos e docentes) da Unipampa;

- Alunos ativos e bloqueados do curso My English Online (MEO), cadastrados na plataforma do curso MEO na Capes;

- Alunos bolsistas ativos do Prouni.

Para mais informações, acesse: