Início > Campus jaguarao realiza aula inaugural do projeto libras para comunidade surda
Data de Publicação 18/09/2017 - 10:17 Atualizado em 18/09/2017 - 10:17 2483 visualizações

Campus Jaguarão realiza aula inaugural do projeto Libras para Comunidade Surda

Por Franceli Couto Jorge

Na última terça-feira, 12, o Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou a aula inaugural do projeto de extensão “Libras para Comunidade Surda”. O curso tem duração de seis meses e terá continuidade em 2018. O deficiente auditivo que deseja participar do projeto deverá ir ao Campus Jaguarão munido de documento de identificação até dia 29 de setembro. As inscrições serão realizadas na sala 401, das 14h às 17h.

O projeto tem como objetivo dar visibilidade à comunidade surda e às demandas essenciais como a aquisição da Libras. Até o momento, a ação identificou 50 pessoas surdas, sendo a maioria delas sem acesso ao ensino básico. Dentre os desdobramentos desta proposta está a promoção da inclusão e difusão da Libras no município e, enseja, num futuro próximo a criação de espaços para alfabetização de adultos surdos, ações para a certificação da escolaridade fundamental e média e acesso ao ensino superior desta parcela da população considerada minoria linguística.

Este projeto integra um conjunto de ações que envolvem Libras para ouvintes, coordenado pela professora Giane Santos; Interfaces com a Comunidade Surda e mapeamento da Comunidade Surda, coordenados pelos professores Everton Fêrrêr e Paula Bianchi, respectivamente, dos cursos de Pedagogia e do mestrado profissional em Educação e pela acadêmica do curso de Pedagogia, Franciele Gonçalves. Todas as ações contam com coordenação e assessoria da intérprete de Libras do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude) Mônica Mendes Garcia e do professor surdo dos cursos de licenciaturas do Campus Jaguarão, Daniel Lopes Romeu.

Com informações de Mônica Mendes Garcia

• Aula inaugural ocorreu no último dia 12 - Foto: Divulgação/Unipampa
    • Curso é voltado para a comunidade surda do município de Jaguarão - Foto: Divulgação/Unipampa