Início > Comite contra o aedes aegypti da unipampa identifica e previne presenca de mosquito da dengue
Data de Publicação 03/04/2018 - 17:15 Atualizado em 03/04/2018 - 17:15 1370 visualizações

Comitê contra o Aedes aegypti da Unipampa identifica e previne presença de mosquito da dengue

Por Emanuelle Tronco Bueno

 O Comitê Institucional contra o Aedes aegypti da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi acionado por servidores do prédio da Reitoria, que identificaram um mosquito suspeito de ser o transmissor da dengue. O Comitê foi criado para prevenir e evitar o aumento do número de pessoas contaminadas pelo Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue e da febre amarela urbana, e promove ações para eliminar os focos transmissores dessas doenças.

No mês de março, o Comitê foi acionado por servidores do prédio da reitoria da Unipampa, que identificaram um mosquito suspeito de ser o transmissor da dengue. A partir da notificação, foi feito o recolhimento do mosquito e encaminhado para a Vigilância em Saúde do município de Bagé, que realizou exames laboratoriais e não detectou foco (água com presença de larva) nos prédios da reitoria. Segundo Marcelo Fernandes, coordenador da Vigilância em Saúde, o que existe é exemplar, ou seja, um mosquito que pode ter surgido de um foco localizado em um raio de 300 metros do prédio. Devido ao alerta, a região foi verificada pela Vigilância.

A vistoria, realizada em 19 de março, identificou que a Unipampa tem feito todo o trabalho de prevenção e não existem focos de reprodução do mosquito, como vasos, buracos e calhas. O coordenador da Vigilância em Saúde, Marcelo Fernandes, afirmou ainda que a “Unipampa é uma parceira que faz um bom trabalho de prevenção e contribui para diminuir a incidência dos mosquitos transmissores dos vírus da dengue”.

Tags: Ações