Início > Curso de musica da unipampa promove dialogos virtuais sobre pesquisas da area
Data de Publicação 12/05/2020 - 17:14 Atualizado em 12/05/2020 - 17:14 825 visualizações

Curso de Música da Unipampa promove diálogos virtuais sobre pesquisas da área

Os encontros on-line ocorrem todas as quartas-feiras por meio da plataforma Google Meet
Por Franceli Couto Jorge

Em meio a pandemia do novo coronavírus, os educadores precisaram se reinventar, já que as atividades presenciais foram suspensas. Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), os eventos on-line tornam-se cada vez mais frequentes, agregando um grande número de participantes. A partir dessa nova realidade, o curso de Licenciatura em Música da Unipampa está promovendo a série Pesquisas em Música: Diálogos Virtuais. Todas as quartas-feiras há uma roda de conversa on-line, por meio da plataforma Google Meet, com pesquisadores convidados para compartilhar os temas de seus estudos.

Na quarta-feira, 13, às 15h, o convidado é o professor do curso de Música da Unipampa, Rafael Rodrigues da Silva, que abordará o tema Conservatórios de Música de Bagé na Primeira República: expectativas, representações sociais e práticas de ensino. A pesquisa foi desenvolvida durante o doutorado de Silva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O docente atua no campo da sociologia da educação musical, pesquisando as práticas e concepções de ensino de música no período da Primeira República. Silva é o coordenador do projeto de extensão Memórias do Ensino de Música em Bagé e Região. O link para acesso é: https://meet.google.com/qva-inip-wfi.

No dia 20 de maio, a roda de conversa on-line será com a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Ariane Stolfi, que contará sobre a sua pesquisa de doutorado, na qual investigou as potencialidades da aplicação de tecnologias web para o desenvolvimento de novas interfaces para a produção de música instrumental.

De acordo com a professora do curso de Música da Unipampa, Luana Zambiazzi dos Santos, as atividades começaram no dia 29 de abril e continuarão durante todo o período de distanciamento social. “O formato será a apresentação seguida de roda de conversa virtual, focada em pesquisas de pós-graduação com temática musical”, explica a docente. A programação semanal pode ser acompanhada na aba Eventos, no portal institucional.