Início > Daiinter seleciona bolsistas em chamada inedita de idiomas
Data de Publicação 20/04/2022 - 11:54 Atualizado em 20/04/2022 - 11:54 746 visualizações

Daiinter seleciona bolsistas em chamada inédita de idiomas

A Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (Daiinter), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), lançou, nesta quarta-feira, 20 de abril, o Edital nº 112/2022, que objetiva selecionar alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade para atuarem como bolsistas de idiomas.

A bolsa é de R$ 240 mensais para 12 horas semanais, com duração de quatro meses. As inscrições podem ser feitas até dia 21 de maio, por meio do envio da documentação, conforme edital, para o e-mail daiinter@unipampa.edu.br. A listagem final das candidaturas aprovadas será divulgada no site da Daiinter em 23 de junho. O início da vigência da bolsa está previsto para 1º de julho.

Conforme a Daiinter, o ineditismo do edital refere-se à parte das vagas ofertadas:

• - duas vagas para línguas indígenas, tais como tupi, macro-jê, tikuna, guarani kaiowá, guarani nhandeva, guarani mbya, kaingang, xavante, yanomami, guajajara, sateré-mawé, terena, nheengatu ou língua geral amazônica, tukano, kayapó, makuxi, dentre outras;
  • - duas vagas para dialetos ou variações linguísticas originárias de comunidades quilombolas;
  • - uma vaga para Braile, sistema de leitura e escrita tátil para deficientes visuais;
  • - duas vagas para Libras, Linguagem Brasileira de Sinais para deficientes auditivos; e,
  • - duas vagas para os demais idiomas, especificamente as línguas maternas de alunos estrangeiros.

Além das vagas acima, estão sendo ofertadas também: uma vaga para Inglês, duas vagas para Espanhol (incluindo fronteiriços) e uma vaga para Chinês. Os bolsistas de línguas indígenas, dialetos quilombolas, braile, libras e línguas maternas de estrangeiros participarão, de forma concomitante, de atividades propostas pela Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi), tais como divulgação do folclore e diversidade cultural. Os bolsistas selecionados ofertarão salas de livre conversação de forma remota (Google Meet), abertas a toda comunidade acadêmica.

Segundo o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, esta proposta busca dar maior visibilidade a línguas e culturas pouco abordadas em ambientes acadêmicos. A Daiinter elaborou o edital visando valorizar estes idiomas dos grupos sociais minoritários.

Para saber mais, leia atentamente o Edital nº 112/2022.

Com informações de Jeferson Selbach