Início > Enem 2019 inscricoes estao abertas para alunos que desejam ingressar em um dos mais de 70 cursos da
Data de Publicação 10/05/2019 - 17:39 Atualizado em 10/05/2019 - 17:57 3442 visualizações

Enem 2019: Inscrições estão abertas para alunos que desejam ingressar em um dos mais de 70 cursos da Unipampa

Alunos que querem estudar na Unipampa devem realizar a prova do Enem, que ocorre no mês de novembro deste ano
Por Renata da Silva

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes que pretendem cursar uma universidade no ano que vem. O prazo de inscrição vai até o dia 17 de maio e deve ser feita somente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio do Enem, os alunos podem utilizar suas notas para entrar em universidades públicas e privadas, tanto no Brasil quanto no exterior.  As provas ocorrem nos dias 3 e 10 de novembro e a taxa de inscrição é de R$ 85, que deve ser paga até o dia 23 de maio. Estudantes da rede pública estão isentos da taxa. Para saber o passo a passo de como fazer a sua inscrição, acesse o vídeo produzido pelo Inep.

Como forma principal de entrada de novos alunos, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que através da nota obtida no Enem, possibilita que o estudante se inscreva nos cursos de graduação ofertados.

Segundo a Divisão de Registros Acadêmicos da Pró- Reitoria de Graduação (Prograd), neste ano, mais de 23 mil pessoas se inscreveram para a chamada regular do Sisu na Unipampa. Destes, 763 ingressaram pelo processo do Sisu e 1.166 ingressaram nos cursos pela lista de espera. Ainda neste ano, mais de 500 pessoas entraram na Unipampa por outras chamadas além do Sisu, como chamadas por nota do Enem e processo seletivo complementar.

Contando com 71 cursos, distribuídos entre os dez campi, localizados nas cidades de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana, a Unipampa oferece diferentes opções de graduação em oito áreas de atuação em nível de licenciatura, bacharelado e tecnológico.

Auxílio financeiro na graduação

A Unipampa ainda conta com o Plano Permanência para estudantes de baixa renda ou que são de outros estados. Segundo a Chefe da Divisão de Assistência Estudantil da Unipampa, Miriam Silveira, neste ano, a Unipampa deve receber em torno de 10 milhões para o custeio de políticas de assistência estudantil, por meio dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Ao se inscrever para o programa, o aluno pode ser contemplado com auxílio transporte, moradia, alimentação subsidiada e auxílio creche para alunos que possuem até três filhos de até cinco anos. Em 2019, 1.554 estudantes inscreveram-se para os auxílios permanência e atualmente, 1.414 discentes já recebem os auxílios, comenta Silveira.

Danilo Xavier é um desses alunos. Sendo natural da cidade de Guanambi, na Bahia, entrou na Unipampa no ano passado para cursar Jornalismo em São Borja. Com o recebimento dos auxílios de moradia, alimentação e transporte, Danilo explica que com isso acaba tendo mais conforto para permanecer dentro da universidade, pois “para quem tem um curso integral como Jornalismo, trabalhar de noite seria um pouco inviável. Com o auxílio, eu tenho mais tempo para estudar e não ficar sobrecarregado”.

Danilo Xavier, um menino branco, de óculos e camiseta branca, com os braços cruzados, parado em frente a um prédio

Para Miriam Silveira, o objetivo do Plano Permanência é auxiliar os estudantes “durante o tempo que estiverem na universidade, garantindo condições de permanência até a conclusão do curso, e assim viabilizando igualdade de oportunidade entre os estudantes”.

Segundo dados da Procuradoria Educacional Institucional (PEI) da Unipampa neste ano, a instituição possui 13 mil alunos de graduação, tanto presenciais quanto à distância, sendo que em 2018, mais de mil estudantes se formaram. Contando com diferentes formas de ingresso e auxílio estudantil, a universidade busca cada vez mais contemplar os estudantes matriculados e os que desejam entrar para a Unipampa.

Faz o Enem e #VemPraUnipampa. Inscrições abertas até o dia 17 de maio.