Início > Evento reune programas de pos graduacao para discutir inovacao em saude
Data de Publicação 07/10/2020 - 17:14 Atualizado em 07/10/2020 - 17:16 887 visualizações

Evento reúne Programas de Pós-Graduação para discutir Inovação em Saúde

Simpósios ocorrem concomitantemente nos dias 22 e 23 de outubro em formato virtual e totalmente gratuito
Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de abordar temas atuais e transversais a todos os envolvidos em atividades de pós-graduação, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promove, nos dias 22 e 23 de outubro, o IV Simpósio Integrado dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e IV Simpósio Gaúcho de Inovação em Saúde. O evento contará com a presença de palestrantes de diferentes instituições, reconhecidos nacional e internacionalmente, e discutirá: ambiente de inovação e desenvolvimento tecnológico; qualificação de projetos; sucesso na internacionalização; doutores fora da academia e inovação na pesquisa em ensino.

Segundo a Comissão Organizadora, os eventos, inicialmente, foram criados para um público-alvo primário, caracterizado por pós-graduandos e alunos de iniciação científica dos Grupos de Pesquisa vinculados aos PPGs envolvidos na organização. No entanto, os temas abordados são transversais a qualquer PPG, propiciando a ampliação das discussões. “Nosso objetivo é aproveitar o momento de alta conectividade via eventos virtuais para acolher docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul e de cidades fronteiriças da Argentina e do Uruguai, profissionais da região graduados em áreas afins aos PPGs e potenciais candidatos à pós-graduação”, explica o coordenador do evento, professor Fernando Silveira.

Organizados pelos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica, Ciência Animal, Ciências Farmacêuticas, Multicêntrico em Ciências Fisiológicas e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do Campus Uruguaiana da Unipampa, os Simpósios têm inscrições gratuitas e ocorrerão no formato virtual.

Submissões de trabalhos podem ser feitas até quinta-feira, 8 de outubro

Os participantes também podem submeter trabalhos originais e projetos de pesquisa, em formato de resumo simples, ao evento até dia 8 de outubro. O link para submissão de trabalho será disponibilizado imediatamente após a inscrição. Poderá ser submetido apenas um trabalho por autor principal/apresentador. Os melhores resumos receberão menção honrosa.

As normas para submissão dos resumos e dos vídeos estão disponíveis no site do evento. A avaliação dos trabalhos será realizada até dia 15 de outubro e a resposta dos aceites será divulgada entre os dias 16 e 19 de outubro de 2020.

Dia 22/10 (quinta-feira)

18h – Palestra de Abertura: Inovação e Ecossistemas de Inovação
Palestrante: Prof. Dr. Jorge Luis Nicolas Audy – PUCRS

19h – Mesa Redonda: O que é necessário para conseguir aprovar projetos de pesquisa?
Debatedores: Prof. Dr. Odir Antônio Dellagostin – UFPel/Fapergs e Prof. Dr. Flávio Vieira Meirelles – USP/Fapesp

23/10 (sexta-feira)

18h – Mesa Redonda: Doutores Fora da Academia
Debatedores: Dr. Roney Ramos – ABS Global Inc./EUA e Dr. Luiz Felipe de Oliveira Faria – Eurofarma

18h – Mesa Redonda: Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
Debatedores: Profa. Dra. Maria Elizete Kunkel – Unifesp e Dr. Luis Eduardo Caroli – Biozeus, Biopharmaceutical

19h – Mesa Redonda: Segredos do sucesso na internacionalização
Debatedores: Prof. Dr. Walter Herzog – University of Calgary/Canadá e Prof. Dr. Vilceu Bordignon – McGill University/Canadá

19h – Mesa Redonda: Perspectivas de inovação em pesquisas de ensino
Debatedores: Profa. Dra. Neusa Maria John Scheid – URI e Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich – UFFS

Para mais informações, acesse: www.sippg4.com.br.

Evento reúne Programas de Pós-Graduação para discutir Inovação em Saúde - Divulgação