Início > Grupo de pesquisa em neuromecanica aplicada e premiado em congresso brasileiro de biomecanica
Data de Publicação 25/04/2023 - 13:47 Atualizado em 25/04/2023 - 13:48 1568 visualizações

Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada é premiado em Congresso Brasileiro de Biomecânica

Entre os dias 18 e 22 de abril, o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), participou do XX Congresso Brasileiro de Biomecânica (CBB). O evento foi organizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), no campus de Bauru (SP). O congresso, que é o evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica, voltou ao formato presencial e reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir o avanço e o impacto da pesquisa em biomecânica nas diferentes áreas do conhecimento.

O GNAP participa do evento desde 2011. Nesta edição, estudantes de graduação e pós-graduação apresentaram seus trabalhos em diferentes sessões. Nas sessões de temas livres, três estudantes do GNAP apresentaram trabalhos. A bolsista Fapergs de iniciação científica, Marieli Miranda Paz, recebeu o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica pelo seu trabalho intitulado “Efeito do aquecimento dos pés sobre a distribuição da pressão plantar em jovens adultos“. A pesquisa faz parte do seu projeto de trabalho de conclusão de curso em Fisioterapia na Unipampa, Campus Uruguaiana.

Apresentação da estudante Marieli Paz e recebimento do prêmio - Foto: GNAP/Unipampa

Ainda nas sessões orais, a estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Inaê de Oliveira Marcelo, apresentou resultados de parte de seu estudo de mestrado, com o título “Use of clinical tests to predict biomechanical outcomes of drop jump tasks in futsal athletes". Já a estudante Eduarda Santos Tulius, bolsista de iniciação científica CNPq e estudante de fisioterapia, também apresentou resultados do seu trabalho de conclusão de curso, com o estudo intitulado “Associação entre a rigidez articular de tornozelo e o tempo de estabilização na aterrissagem em atletas de futsal". O estudo de Eduarda também havia sido indicado para o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica.

O evento contou ainda com sessões de pôsteres, que criaram um ambiente de muito debate e discussão entre os participantes, nos quais a Unipampa esteve representada pelo GNAP. Todos os estudantes que viajaram até Bauru para participar do evento apresentaram resultados de seus trabalhos. Após dias de intensa interação científica, o grupo afirma que a experiência renderá vários frutos para atividades futuras do GNAP.

Também fez parte da programação do evento uma palestra ministrada pelo professor Felipe Carpes, que falou sobre o uso de tecnologias markerless (do inglês, sem marcadores) para capturas de movimento. Esse tipo de tecnologia emprega algoritmos de reconhecimento de padrões e imagens para realizar a captura de movimentos e reconstrução 3D para cálculos da cinemática do movimento. Nesta palestra, o professor aproveitou para mostrar resultados de pesquisas de inovação tecnológica para captura tridimensional de movimentos sem marcadores que o GNAP realiza em cooperação com pesquisadores do Instituto de Traumatologia do Rio de Janeiro.

Professor Felipe P Carpes em sua palestra no evento - Foto: GNAP/Unipampa

A participação do GNAP no XX Congresso Brasileiro de Biomecânica foi mais uma oportunidade de reforçar o papel da pesquisa científica desenvolvida na Universidade Federal do Pampa para o desenvolvimento científico do Brasil. Foi também uma oportunidade para estudantes de diferentes níveis conhecerem seus pares acadêmicos, ouvir palestras de professores e professoras do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Itália e Holanda, e interagir com congressistas de diferentes estados do Brasil e também países da américa latina.

Marcos R Kunzler e Felipe P Carpes, líderes do GNAP na UNIPAMPA - Foto: GNAP/Unipampa

O GNAP, por meio de seus líderes, o professor Felipe Carpes (doutor em ciências do movimento humano) e o técnico desportivo Marcos Roberto Kunzler (doutor em ciências fisiológicas) agradecem o empenho e dedicação do estudantes na preparação dos trabalhos e posterior apresentação no evento, assim como às agências de fomento CAPES, CNPq e FAPERGS. Agradecem ainda à The Biomechanics Initiative e à Sociedade Brasileira de Biomecânica, pelo apoio prestado de diferentes formas para a participação no evento.

Com informações do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP)

Apresentação da estudante Eduarda Santos Tulius - Foto: GNAP/Unipampa
      Apresentação da mestranda Inaê de Oliveira Marcelo - Foto: GNAP/Unipampa
      O mestrando Jean Carvalho e a estudante de iniciação científica Marieli Paz nas sessões de pôsteres - Foto: GNAP/Unipampa