Início > História e memória de são borja são retratadas em livro lançado na unipampa
Data de Publicação 02/04/2016 - 12:19 Atualizado em 02/04/2016 - 12:19 4183 visualizações

História e a memória de São Borja são retratadas em livro lançado na Unipampa

O lançamento da obra didática: “História, memória, e as paisagens culturais da cidade histórica de São Borja” ocorreu na noite da última quarta-feira, 30, no Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O livro foi organizado pelo professor da Instituição Muriel Pinto e pelo aluno Jardel Vitor Silva.

Com a colaboração de 15 pesquisadores, entre acadêmicos e educadores, contou ainda com o apoio de integrantes do Projeto Educação Patrimonial para Docentes de São Borja, com destaque em produção cultural e ciências humanas. Além disso, foi financiado pelo projeto do Programa de Extensão Universitária, PROEXT/MEC de 2014.

Para uma melhor compreensão e visualização do leitor, um acervo fotográfico de circunstâncias históricas do município foi dedicado entre as 120 páginas do livro. O volume também retrata a presença dos Indígenas e Jesuítas na região, a história política da cidade - que também é conhecida como A Terra dos Presidentes - o Bairro do Passo, sendo o mais antigo da cidade, entre outras pesquisas.

O principal motivo para a elaboração do produto foi o pedido insistente dos moradores locais. Consideravam necessária uma obra para aproximar e fornecer conhecimento para os residentes à história da cidade onde vivem. Diante disso, exemplares do livro serão distribuídos para as escolas do município, levando para a sala de aula um material diferenciado dos livros que são utilizados normalmente, com uma linguagem de fácil entendimento e escrito de forma que prenda a atenção do leitor.

Os autores, em suas pesquisas, querem continuar contando com a contribuição do público para enriquecer os relatos e futuras publicações. Reconhecem que a obra não é só resultado de um estudo da Unipampa, mas de vários membros são-borjenses.

Texto: Alexia Saner

Edição: ACS/Unipampa