Início > Jorcon promove aula interativa sobre jornalismo guiado por dados e cobertura da covid 19
Data de Publicação 17/06/2020 - 11:51 Atualizado em 17/06/2020 - 11:51 1094 visualizações

JorCon promove aula interativa sobre Jornalismo Guiado por Dados e a cobertura da Covid-19

O grupo de pesquisa Jornalismo em Redes e Convergência (JorCon), vinculado ao curso de Jornalismo e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa – Campus São Borja) promove, na próxima terça-feira (23/06) às 14h30, a aula interativa online com a jornalista e pesquisadora Marília Gehrke sobre o tema “Jornalismo Guiado por Dados e a cobertura da Covid-19”.

Marília Gehrke é jornalista graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é doutoranda pela mesma instituição. Trabalhou como repórter multimídia no interior do RS e pesquisa temas como jornalismo guiado por dados, fontes, transparência e desinformação. A jornalista integra o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (Nupejor/UFRGS) e o Laboratório de Popularização da Ciência (Popcicom). Marília é membro da Escola de Dados, integra a rede de embaixadores da Open Knowledge Brasil e é voluntária do Brasil.io na cobertura de Covid-19. É co-criadora da iniciativa Troco Dados, que oferece dicas para a prática de jornalismo guiado por dados, participou do projeto Guaíba Dados e atua como colaboradora esporádica da Afonte Jornalismo de Dados. É uma das organizadoras do Open Data Day de Porto Alegre e da Maratona de Dados da Unisinos.  

De acordo com as professoras coordenadoras do JorCon, Vivian Belochio, Roberta Roos e Alciane Baccin, a aula interativa é a terceira iniciativa que o grupo realiza durante a pandemia com a finalidade de ampliar as discussões e as interações entre as professoras pesquisadoras, os discentes que compõem o grupo e demais interessados em questões teóricas e práticas pertinentes ao campo do jornalismo em redes digitais, a convergência jornalística e a reflexos da pandemia. 

Podem participar da aula interativa todas as pessoas interessadas, desde que garantam a vaga por meio da inscrição pelo formulário: http://abre.ai/jgd_covid-19. Assim que enviar o formulário de inscrição o link para o evento é disponibilizado.

JorCon promove aula interativa sobre Jornalismo Guiado por Dados e a cobertura da Covid-19 - Divulgação

 

Com informações de Alciane Baccin