Início > Mestrado academico em ensino promove debate sobre aprendizagem ativa
Data de Publicação 15/08/2022 - 12:34 Atualizado em 15/08/2022 - 13:03 296 visualizações

Mestrado Acadêmico em Ensino promove debate sobre Aprendizagem Ativa

Evento virtual contou com a apresentação de novos conhecimentos em torno do tema
Por Micael dos Santos Olegário

O Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou seminário on-line com o tema da Aprendizagem Ativa. O evento foi organizado pelo MAE em conjunto com  a Subcomissão de Formação Docente do Campus Bagé e o Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (Gama). O seminário ocorreu no último dia 11, quinta-feira, e teve como título “Fast Seminário Aprendizagem Ativa”. O debate está disponível no YouTube em canal criado pela equipe organizadora.

O evento teve como foco a integração entre a comunidade acadêmica e não acadêmica interessada em temas voltados à qualificação do ensino nos mais diferentes níveis. Também, pelo formato enxuto, possibilitou a apresentação de dez metodologias ativas em formato de microconteúdos, de forma dinâmica e flexível. Entre os temas abordados estiveram: Ensino Híbrido/sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em projetos; Aprendizagem baseada em problemas; Cultura Maker/Educação Steam; Aprendizagem baseada em casos; Aprendizagem baseada em games; Instrução por pares; Aprendizagem-serviço solidária; Aprendizagem baseada em times e Design Thinking.

Os/as participantes e demais pessoas podem continuar interagindo e enviar perguntas através do Instagram @aprendizagemativaa

Foto colorida de sala com tela do DataShow com a imagem do Seminário de Aprendizagem Ativa do Mestrado em Ensino da Unipampa