Início > Nudepe abre inscrições para curso de braille
Data de Publicação 16/09/2015 - 13:58 Atualizado em 16/09/2015 - 14:30 2101 visualizações

Nudepe abre inscrições para curso de braille

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe), em parceria com o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina), informa que estão abertas as inscrições para o curso de Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braile. A capacitação, com 40h de duração, ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro, no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e é direcionada a servidores técnico-administrativos, professores e acadêmicos.

No total, são ofertadas dez vagas. Para fazer a inscrição, é necessário acessar a página da Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de setembro e a lista dos selecionados está prevista para ser publicada na página do Nudepe no dia 23 de setembro.

A escolha dos selecionados será feita com base no interesse da unidade do servidor, na adequação do perfil do candidato no projeto de capacitação, bem como o interesse do servidor. Além disso, serão levados em consideração critérios como a proporcionalidade entre as unidades da Unipampa, a quantidade de ações realizadas pelo servidor recentemente, ou em andamento, e a assiduidade nas capacitações.

Programa do curso:

1. Breve histórico do Sistema Braille

2. Instrumentos utilizados para a escrita:

a) Reglete e punção

b) Máquina de datilografia Braille

3. O Sistema Braille:

a) Alfabeto

b) Letras acentuadas

c) Sinais auxiliares da escrita: maiúscula, caixa alta, grifo, sinal de número

d) Pontuação

4. Transcrição (do sistema comum para o Braille e vice-versa):

a) Palavras, frases e pequenos textos

b) Parágrafo e centralização de títulos

c) Leitura de textos em interponto

5. Simbologia matemática:

a) Numerais indo-arábicos, romanos e ordinais;

b) Representação das operações fundamentais;

c) Representação de datas